Em um mundo em constante mudança tecnológica , as empresas devem fornecer mais com menos recursos. Arquitetura orientada a serviços oferece às empresas de desenvolvimento de software com a capacidade de responder às solicitações de serviços de forma rápida e eficiente . No entanto, a arquitetura orientada a serviços não é compatível entre todas as aplicações. Como funciona
arquitetura orientada a serviço define os padrões de aplicações de serviços de uma empresa. A arquitetura leva em consideração os serviços prestados pela empresa e as necessidades do consumidor. A implementação destes princípios requer uma interface para os consumidores a solicitar e receber o serviço esperado.
Por exemplo, se um aluno solicita suas notas a partir de um site da universidade , as notas seriam exibidos após a recuperação do banco de dados interno. O aluno atua como um servidor a recuperação das notas do consumidor e é o serviço.
Vantagens
Serviços são mantidos em um aplicativo por uma série de camadas. Cada camada age de acordo com suas responsabilidades e só é acessível por partes do aplicativo e usuários. As camadas podem ser projetados individualmente e desenvolvida , aumentando o potencial de reciclagem de código , bem como a criação de papéis de desenvolvedores mais específicas. Como as idades de aplicação, cada camada pode ser alvo de manutenção ou dimensionado para atender aos requisitos de desempenho.
Desvantagens
O desenvolvimento de arquitetura orientada a serviços depende a aplicação das normas . Sem normas , a comunicação entre aplicações torna-se tempo e código intensivo. Arquitetura orientada a serviços não é para aplicações com transferências de alta de dados, aplicações que não necessitam de implementação de solicitação /resposta ou aplicativos com uma vida útil curta .