O processamento de imagens e a apresentação da imagem são estágios distintos, mas relacionados no manuseio de imagens. A principal diferença está em seu objetivo:
*
Processamento de imagem concentra -se em * manipular * os dados da imagem em si. Isso envolve algoritmos e técnicas para alterar, aprimorar ou analisar o conteúdo da imagem. O objetivo é alterar a imagem de alguma forma, geralmente para melhorar a qualidade, a extração de informações ou a preparação para um processamento adicional. Exemplos incluem:
*
aprimoramento: Aumentar o contraste, afiar, redução de ruído, correção de cores.
*
Restauração: Removendo arranhões, desfoque ou outros artefatos.
*
Segmentação: Particionando a imagem em regiões significativas (por exemplo, identificação de objetos).
*
Extração de recursos: Identificando características específicas da imagem (por exemplo, bordas, texturas).
*
Compressão: Reduzindo o tamanho do arquivo da imagem.
*
Apresentação da imagem Concentra -se em * exibir * a imagem para um usuário de maneira visualmente atraente e eficaz. Isso envolve considerações do dispositivo de exibição, a interface do usuário e a melhor forma de comunicar as informações contidas na imagem. O objetivo é tornar a imagem compreensível e utilizável, não necessariamente modificar seu conteúdo. Exemplos incluem:
*
Exibir escala e redimensionamento: Ajustando o tamanho da imagem para caber na tela.
*
Conversão de espaço de cores: Transformando a imagem de um modelo de cores (por exemplo, RGB) em outra (por exemplo, CMYK).
*
Layout e arranjo: Posicionando a imagem em um contexto maior (por exemplo, uma página ou documento da Web).
*
anotação e rotulagem: Adicionando texto ou outras pistas visuais para destacar recursos importantes.
*
Elementos interativos: Permitindo que os usuários zombem, panem ou girem a imagem.
Em resumo:você * processa * uma imagem para alterá -la e você * apresenta * uma imagem para mostrá -la. Geralmente, são etapas seqüenciais, com o processamento da imagem feito primeiro para preparar a imagem para uma apresentação ideal. No entanto, a apresentação também pode envolver transformações simples, como redimensionar sem alterações subjacentes significativas nos dados da imagem.