O comando recortar em um contexto de edição de documento normalmente opera em texto ou blocos de texto selecionados e os remove (ou corta) do documento. O termo “cortar” implica que as partes removidas são armazenadas temporariamente na área de transferência do sistema, permitindo aos usuários colar ou inserir o conteúdo cortado em outro lugar do documento ou em outro aplicativo.
Quando o comando cortar é usado:
1. Seleção:Normalmente, os usuários devem primeiro selecionar o texto ou conteúdo que desejam cortar. Esta seleção pode ser feita clicando e arrastando o cursor do mouse para destacar a parte desejada.
2. Ação de corte:assim que o texto for selecionado, os usuários iniciam o comando de corte. Isso pode ser feito por meio de atalhos de teclado (geralmente “Ctrl + X” no Windows e “Command + X” no macOS) ou selecionando a opção “Cortar” nas ferramentas de edição ou no menu de contexto.
3. Remoção do documento:Ao emitir o comando recortar, o texto ou conteúdo selecionado é imediatamente removido da localização atual do documento. A parte excluída é armazenada na área de transferência, preservando sua formatação e características.
4. Armazenamento na área de transferência:O conteúdo cortado permanece na área de transferência, pronto para ser colado em qualquer outra posição dentro do mesmo documento ou em um documento ou aplicativo diferente.
5. Funcionalidade de colagem:os usuários podem então ir para um local diferente e usar o comando “Colar” (geralmente “Ctrl + V” ou “Command + V”) para inserir o conteúdo previamente cortado naquele local. O conteúdo recortado é copiado da área de transferência e integrado ao documento no ponto de inserção escolhido.
6. Desfazer/Refazer:A maioria dos aplicativos de edição de documentos oferece um recurso "Desfazer", que permite aos usuários reverter a última ação, incluindo o corte. Da mesma forma, a opção “Refazer” permite aos usuários restaurar uma ação desfeita, incluindo colar conteúdo cortado anteriormente.
Usar o comando recortar ajuda os usuários a mover ou reorganizar com eficiência o conteúdo dentro de um documento ou entre documentos diferentes. Facilita a edição e aumenta a flexibilidade da manipulação de texto durante os processos de criação e revisão de documentos.