Muitos pacotes de software oferecem os recursos da tinta (desenho simples e criação de imagens) e também permitem aprimoramento e modificação da imagem. A melhor escolha depende de suas necessidades e nível de habilidade. Aqui estão alguns exemplos, variando de simples a avançado:
amigável para iniciantes: *
Microsoft Paint 3D: Uma versão mais avançada da tinta clássica, inclui algumas ferramentas básicas de edição de imagens além do desenho simples.
*
gimp (programa de manipulação de imagem GNU): Embora poderoso, o GIMP tem uma curva de aprendizado, mas é gratuita e de código aberto e oferece um bom equilíbrio entre a facilidade de uso e os recursos avançados.
Intermediário/avançado: *
Adobe Photoshop: O padrão da indústria, o Photoshop oferece o conjunto mais abrangente de ferramentas para edição e manipulação de imagens. É poderoso, mas caro e tem uma curva de aprendizado mais íngreme.
*
Adobe Photoshop Elements: Uma versão simplificada do Photoshop, oferecendo um bom equilíbrio de recursos e facilidade de uso. Ainda mais avançado do que o Paint 3D ou o GIMP para iniciantes.
*
Foto de afinidade: Um forte concorrente do Photoshop, oferecendo um poderoso recurso a um preço mais acessível.
*
Corel Paintshop Pro: Outra alternativa popular ao Photoshop, com uma boa variedade de ferramentas e recursos.
Em suma, se você precisar apenas de aprimoramentos básicos além do que a tinta oferece, o Paint 3D ou mesmo um editor online gratuito pode ser suficiente. Para um trabalho mais avançado, o GIMP, o Photoshop Elements, a Affinity Photo ou o Corel Paintshop Pro são boas opções. O próprio Photoshop é a melhor opção para os profissionais, mas vem com um preço alto.