Para facilitar o uso, várias opções de software de edição de imagens se destacam, dependendo de suas necessidades e que tipo de edição você deseja fazer:
Para edições básicas e correções rápidas: *
Adobe Photoshop Express: Uma versão gratuita, móvel e baseada na Web do Photoshop. É simplificado e perfeito para edições rápidas, como corte, redimensionar, aplicar filtros e ajustes básicos de cores. Falta os recursos avançados do Photoshop completo, mas é muito fácil de usar.
*
Google Fotos: Se você deseja organizar e editar levemente fotos, as ferramentas de edição embutidas do Google Photos são excelentes. Eles oferecem ajustes fáceis de usar para brilho, contraste, saturação e alguns filtros divertidos. É gratuito e integrado ao ecossistema do Google.
*
Microsoft Fotos (Windows): Pré-instalado no Windows, este aplicativo oferece uma interface simples para edições básicas e alguns recursos divertidos, como criar colagens.
Para edições um pouco mais avançadas, mas ainda relativamente intuitivo: *
Canva: Embora principalmente uma ferramenta de design gráfico, o Canva possui excelentes recursos de edição de fotos. É incrivelmente fácil de usar, com uma interface de arrastar e soltar e muitos modelos e filtros. É ótimo para postagens de mídia social e outros projetos visuais.
*
luminar ai (ou luminar neo): Estes são mais poderosos que as opções básicas, mas ainda são muito mais fáceis de aprender do que o Photoshop. Eles utilizam a IA para automatizar muitas tarefas, tornando a edição avançada surpreendentemente acessível. Eles são baseados em assinatura ou compra única, dependendo de qual versão e plano você escolher.
O software "melhor" para você dependerá do que deseja fazer. Se você só precisar cortar, ajustar o brilho e compartilhar fotos nas mídias sociais, o Google Photos ou o Photoshop Express são perfeitos. Se você deseja fazer uma edição mais criativa, mas não quer uma curva de aprendizado acentuada, Canva ou Luminar são boas escolhas. Se você precisar de todo o poder da edição de grau profissional, o Photoshop é o padrão da indústria, mas possui uma curva de aprendizado significativa.