A modelagem 3d é um processo complexo e multifacetado , que envolve geralmente várias pessoas que executam tarefas diferentes. Um modelo 3D deve ser modelado , texturizado e, em alguns casos , manipulado para o movimento . Um aspecto importante do processo é a criação de o mapa de UV . Um mapa UV serve como um guia para que os artistas podem usar as ferramentas de um programa como o Adobe Photoshop para pintar texturas para o modelo, que vira uma bolha sem vida em algo mais realista. Um erro que muitas pessoas fazem quando primeiro usando Maya está pensando que eles têm de copiar e colar para obter o mapa de Maya para o Photoshop. Felizmente , Maya proporciona uma utilidade para esta finalidade . Instruções
1
Abrir Maya. Selecione "Arquivo " no menu e escolha a opção " Abrir". Na caixa de diálogo que aparece , localize o arquivo que você deseja obter o mapa de UV e abri-lo.
2
Mude o modo de seleção para poligonal. Selecione toda a superfície poligonal do modelo.
3
Selecione a opção " Editor de Textura UV. " Na caixa de diálogo que se abre, selecione " Polígonos " e escolha " Snapshot ".
4
Nomeie o arquivo no "Snapshot" diálogo " something_uv " e escolha o local que você deseja salvá-lo . Faça o tamanho 1024 por 1024 e o tipo de arquivo " Targa " ou " PNG ". Clique em " OK".
5
Abra o Photoshop . Selecione "Arquivo " no menu e escolha a opção " Abrir". Na caixa de diálogo que aparece , localize a imagem que você acabou de salvar de Maya e abri-lo. Agora você pode usar as ferramentas do Photoshop para pintar um mapa de textura para o modelo.