`` `Python
importar aleatório
def play_matchsticks (sticks =21):
"" "
Joga um jogo de palito de fósforo onde o computador sempre ganha.
Args:
Sticks:o número inicial de matchsticks (padrão:21).
Retornos:
Nenhum
"" "
Imprima (f "Bem -vindo ao jogo do Matchstick! Existem {sticks} palitos.")
enquanto paus> 0:
# A vez do jogador
Player_take =int (entrada ("Quantos palitos você quer tomar (1, 2 ou 3)?")))))
enquanto player_take <1 ou player_take> 3:
player_take =int (entrada ("entrada inválida. Por favor, digite 1, 2 ou 3:")))
palitos -=player_take
print (f "você pegou {player_take} sticks. Há {sticks} esquerda.")
# O turno do computador (sempre ganha)
Se sticks> 0:
# O computador sempre leva uma série de paus para deixar um múltiplo de 4
computador_take =4 - (sticks % 4)
print (f "O computador pegou {Computer_take} Sticks.")
Sticks -=Computer_take
Imprima (f "São {sticks} restantes.")
# Determine o vencedor
Se sticks ==0:
Imprima ("Você perdeu! O computador vence.")
outro:
Imprima ("Você ganha! O computador perdeu.")
Comece o jogo
play_matchsticks ()
`` `
Explicação: 1.
Estratégia vencedora: A chave para vencer este jogo é forçar seu oponente a sempre escolher uma série de paus que deixam um múltiplo de 4 restantes.
- Se você tiver 4 paus, sempre ganhará porque pode levar todos os 4.
- Se você tiver 8 paus, pode levar 4 e deixar 4 para o seu oponente.
2.
lógica do computador: - O `Computer_take =4 - (Sticks % 4)` Linha calcula quantos palitos o computador precisa levar para deixar um múltiplo de 4.
- `Sticks % 4` dá o restante quando os` bastões 'são divididos por 4.
- `4 - (Sticks % 4)` garante que, após a curva do computador, o número de paus restantes sempre será um múltiplo de 4.
3.
entrada do usuário: - O código solicita ao usuário a entrada e a valida para garantir que eles escolham um número entre 1 e 3.
4.
Fluxo de jogo: - O jogo continua até que não haja paus.
- Após a vez de cada jogador, os palitos restantes são impressos.
Como jogar: 1. Execute o código.
2. O jogo começa com 21 palitos (você pode alterar isso na função `play_matchsticks`).
3. Você escolhe levar 1, 2 ou 3 paus cada turno.
4. O computador sempre leva o número certo de paus para deixar um múltiplo de 4 para você.
5. Eventualmente, você será forçado a levar os últimos 4 paus, tornando o computador o vencedor.
Esse código garante que o computador sempre vence o jogo.