É complicado identificar uma única data de "início" para jogos on -line, pois evoluíram gradualmente ao longo do tempo. Aqui está um colapso dos momentos -chave:
Iniciantes iniciais (1960-970s): *
1960s: Os primeiros jogos on-line foram baseados em texto, usando computadores de mainframe e conexões de discagem. Estes eram principalmente para fins de pesquisa e militares.
*
1970: Surgiu os primeiros "masmorras multi-usuários" (lama), onde os jogadores interagiram entre si e com o ambiente através dos comandos de texto. Isso lançou as bases para o aspecto social dos jogos online.
The Dawn of the Internet (1980-1990s): *
1980s: A ascensão dos computadores pessoais e o desenvolvimento da Internet facilitaram jogos on -line mais acessíveis.
*
1990s: Jogos on -line gráficos como "Doom" (1993) e "Quake" (1996) popularizaram o multiplayer online. A ascensão dos MMORPGs (jogos de interpretação de papéis on-line massivamente multiplayer) como "Ultima Online" (1997) e "Everquest" (1999) impulsionaram ainda mais os jogos on-line para o mainstream.
A era moderna (2000-presente): *
2000s: Conexões na Internet de alta velocidade, gráficos aprimorados e a ascensão dos consoles de jogos com recursos on-line tornaram os jogos on-line mais acessíveis e difundidos.
*
presente: Os jogos online agora são uma indústria de bilhões de dólares, abrangendo vários gêneros, plataformas e comunidades.
Para resumir: * Embora os jogos baseados em texto existissem nas décadas de 1960 e 1970, o
verdadeiro surgimento de jogos on-line como sabemos que ocorreu nos anos 90 com o advento da Internet e jogos gráficos multiplayer.
*
O início dos anos 2000 viu um aumento na popularidade dos jogos online Com o desenvolvimento de consoles de Internet e jogos de alta velocidade com recursos on-line.
Vale a pena notar que a evolução dos jogos online está em andamento. A indústria continua inovando com novas plataformas, tecnologias e experiências de jogos.