Existem muitos programas usados pelos fabricantes de jogos, e a escolha específica depende do tipo de jogo, da experiência do desenvolvedor e de suas preferências. Aqui está um colapso de categorias comuns:
Motores de jogo
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Unidade: Poderoso e popular, oferecendo um vasto ecossistema de ativos, tutoriais e apoio da comunidade. Usado para jogos 2D e 3D entre plataformas.
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Motor irreal: Conhecido por seus gráficos e ferramentas avançados, amplamente utilizados para AAA e experiências cinematográficas.
* Motor de Godot: Free e de código aberto, ganhando tração por sua interface e recursos fáceis de usar.
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GameMaker Studio 2: Intendida para iniciantes com um sistema de arrastar e soltar, adequado para jogos 2D.
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Construa 3: Programação visual sem código, ideal para prototipagem rápida e jogos baseados na Web.
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Phaser: Estrutura baseada em JavaScript para criar jogos HTML5, adequados para o desenvolvimento da Web.
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löve 2d: Motor baseado em Lua de código aberto para jogos 2D, conhecidos por seu desempenho e facilidade de uso.
linguagens de programação: *
c ++: Poderoso e amplamente usado, ideal para jogos críticos de desempenho.
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c#: Usado na unidade, oferecendo um bom equilíbrio de poder e facilidade de uso.
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java: Usado para jogos em plataformas Android.
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python: Versátil e para iniciantes, adequado para projetos educacionais ou experimentais.
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lua: Leve e rápido, usado em motores de jogo como Löve 2D e Roblox.
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javascript: Usado para jogos e estruturas baseados na Web, como o Phaser.
Outras ferramentas: * Software de criação de ativos:
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Blender: Software de modelagem e animação 3D de código aberto e de código aberto.
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maya: Poderoso software de modelagem e animação 3D usado em estúdios profissionais.
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zbrush: Usado para esculpir modelos de alta resolução.
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Photoshop: Amplamente utilizado para arte 2D, texturas e design da interface do usuário.
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gimp: Alternativa gratuita e de código aberto ao Photoshop.
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Software de som e música: *
FL Studio: Estação de trabalho de áudio digital popular para produção musical.
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Ableton Live: Amplamente usado para produção musical e performance ao vivo.
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Audacia: Editor de áudio e gravador gratuito e de código aberto.
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Sistemas de controle de versão: *
git: Popular para gerenciar código e colaborar em projetos.
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Rastreamento de bug e ferramentas de gerenciamento de projetos: *
jira: Popular para rastreamento de insetos, planejamento de projetos e colaboração de equipes.
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trello: Usado para organização do projeto e gerenciamento de tarefas.
Escolhendo as ferramentas certas: As melhores ferramentas para você dependerão de suas necessidades e objetivos específicos. Considere fatores como:
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Tipo de jogo: 2D ou 3D, plataforma, gênero.
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Nível de experiência: Iniciante, intermediário ou avançado.
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Orçamento: Software grátis ou pago.
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plataforma: PC, celular, web, consoles.
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Tamanho da equipe: Desenvolvedor solo ou uma equipe maior.
Também é benéfico experimentar diferentes ferramentas e encontrar o que funciona melhor para o seu fluxo de trabalho. Muitos mecanismos de jogo e software oferecem testes gratuitos ou versões gratuitas para começar.