O software tradicional, geralmente contrasta com aplicativos da Web modernos ou serviços baseados em nuvem, geralmente se refere a software que:
*
está instalado localmente: Executa diretamente no computador de um usuário ou em um servidor local, em vez de ser acessado por meio de um navegador da Web.
*
tem uma interface de usuário dedicada: Geralmente possui uma interface gráfica do usuário (GUI) ou, em casos mais antigos, uma interface de linha de comando (CLI).
*
requer configurações específicas de hardware e software: Pode precisar de sistemas operacionais, processadores ou memória específicos para funcionar corretamente.
*
é atualizado com menos frequência: As atualizações geralmente são lançadas com menos frequência em comparação com os aplicativos da Web, que podem ser atualizados constantemente.
Aqui estão alguns exemplos categorizados para clareza:
Sistemas operacionais: *
Microsoft Windows (versões mais antigas): Windows XP, Vista, 7, até versões iniciais de 8 e 10 antes da integração significativa da nuvem.
*
macOS (versões mais antigas): Versões anteriores à integração pesada em nuvem observada em iterações mais recentes.
*
Várias distribuições Linux (algumas): Embora muitas distribuições Linux sejam adaptáveis, algumas distribuições mais antigas ou menos desenvolvidas se encaixam melhor na descrição "tradicional".
Aplicações: *
Microsoft Office Suite (versões mais antigas): As versões do Word, Excel, PowerPoint antes da integração da nuvem se tornaram proeminentes (por exemplo, Office 2003, 2007).
*
Adobe Creative Suite (versões mais antigas): Photoshop, ilustrador, indesign, etc., antes do modelo de assinatura da Creative Cloud.
*
software de publicação de desktop: Quarkxpress (embora ainda em uso, é em grande parte uma abordagem tradicional)
*
Jogos: Muitos jogos de PC mais antigos que são instalados diretamente no disco rígido e não exigem conexões on -line para jogar (por exemplo, muitos títulos dos anos 90 e início dos anos 2000).
*
Software de edição de imagem: O Paint Shop Pro (versões mais antigas), o GIMP (embora ainda relevante, é um aplicativo instalado localmente).
*
software antivírus: Programas antivírus tradicionais que operam principalmente localmente, digitalizando arquivos no disco rígido do computador. (Enquanto muitos agora integram os recursos da nuvem, sua funcionalidade principal permanece baseada localmente).
*
Sistemas de gerenciamento de banco de dados (DBMS): Versões instaladas localmente de bancos de dados como MySQL ou PostgreSQL, contrastados com os serviços de banco de dados baseados em nuvem.
Nota importante: A linha entre o software "tradicional" e "moderno" está desfoque. Muitos aplicativos tradicionais agora estão integrando recursos em nuvem ou têm contrapartes baseadas em nuvem. Os exemplos acima representam software que * principalmente * operado de maneira tradicional, mesmo que algumas versões modernas tenham evoluído.