Sites que estão imediatamente disponíveis porque seus sistemas e dados de software são cópias atuais são aqueles que usam
replicação de dados em tempo real e/ou
Arquiteturas de alta disponibilidade (HA) . Não há uma lista específica de sites que * sempre * se enquadram nessa categoria, pois depende de suas opções de infraestrutura e design. No entanto, as características que sugerem a disponibilidade imediata incluem:
*
redundância geográfica: O site possui vários data centers em diferentes locais. Se um centro falhar, outro assume instantaneamente. Isso é comum para grandes serviços em nuvem e provedores críticos de infraestrutura.
*
cluster ativo-ativo: Vários servidores estão processando ativamente solicitações simultaneamente. Se um servidor falhar, os outros continuarão sem interrupção.
*
Replicação do banco de dados: As alterações no banco de dados são replicadas instantaneamente para vários servidores, garantindo a consistência dos dados em todo o sistema. Técnicas como replicação síncrona garantem a disponibilidade imediata.
*
Redes de entrega de conteúdo (CDNs): O CDNS cache o conteúdo mais próximo dos usuários, minimizando a latência e fornecendo recursos de failover. Se um servidor primário diminuir, o CDN poderá continuar servindo conteúdo de seus caches.
Essencialmente, qualquer site que investe fortemente em redundância e sincronização de dados em tempo real provavelmente oferecerá disponibilidade imediata. No entanto, *nenhum sistema é perfeitamente imune a interrupções *. Mesmo com a melhor arquitetura, eventos imprevistos (desastres naturais, grandes falhas de rede etc.) podem causar tempo de inatividade temporária.