Vários programas de serviços públicos podem melhorar a velocidade de um disco, mas a melhor escolha depende da questão específica que causa lentidão. Aqui estão alguns, categorizados pelo que eles abordam:
*
Desfragmentador de disco: Isso é útil para unidades de disco rígido (HDDs). Os HDDs armazenam arquivos em fragmentos espalhados pelo disco. A desfragmentação reorganiza esses fragmentos, tornando -o mais rápido para a cabeça de leitura/gravação para acessá -los. Os SSDs não se beneficiam da desfragmentação e podem até reduzir sua vida útil.
*
Limpeza de disco: Esse utilitário remove arquivos temporários, arquivos do sistema e outros dados desnecessários que podem desordenar a unidade e diminuir o desempenho. Isso é benéfico para HDDs e SSDs.
*
Ferramentas de otimização de disco de terceiros: Vários programas comerciais (por exemplo, AusLogics Disk Defrag, IOBIT Smart Defrag) oferecem recursos mais avançados do que os desfragmentadores internos, incluindo a capacidade de agendar tarefas de otimização e potencialmente melhorar o desempenho. Seja cauteloso e escolha um software respeitável.
*
Ferramentas de gerenciamento de armazenamento (para SSDs): Os SSDs se beneficiam de diferentes técnicas de otimização do HDDS. Alguns utilitários, geralmente incluídos no software dos fabricantes de SSD, gerenciam a coleta de lixo e o nivelamento do desgaste, prolongando a vida útil e mantendo o desempenho.
*
Ferramentas de verificação de erro (como chkdsk ou fsck): Eles podem detectar e reparar erros no sistema de arquivos, o que pode estar contribuindo para o desempenho lento do disco. Executar ocasionalmente é uma boa medida preventiva.
Antes de usar qualquer um deles, é crucial para
identificar a fonte da lentidão . É um disco completo? Existem muitos arquivos fragmentados (apenas HDD)? O disco está falhando? Abordar a causa raiz será muito mais eficaz do que simplesmente executar utilitários cegamente. O uso do gerenciador de tarefas ou monitor de recursos também pode ajudar a determinar o que está usando os recursos do disco, possivelmente indicando a fonte do problema.