"ROM" significa "Memória somente leitura". É um termo um pouco confuso no contexto do software, pois é frequentemente usado de forma intercambiável com "firmware". Vamos dividir o que cada termo significa e como eles se relacionam com o software.
ROM (memória somente leitura) *
tecnicamente: ROM refere -se a um tipo de chip de memória que retém dados mesmo quando o dispositivo é desligado. Normalmente, é usado para armazenar as instruções essenciais necessárias para inicializar um dispositivo, como um computador ou telefone.
*
No contexto do software: A ROM costumava ser a principal maneira de o software era armazenado em dispositivos. Hoje, o termo "rom" é frequentemente usado para se referir ao firmware
em si.
firmware *
Definição: O firmware é um tipo de software incorporado em dispositivos de hardware, como computadores, smartphones e até aparelhos. É o software fundamental que permite que o dispositivo funcione.
*
função: Ele controla as operações básicas do dispositivo, incluindo:
* Inicialização do sistema
* Gerenciando componentes de hardware
* Habilitando a comunicação entre o hardware e o sistema operacional
* Fornecendo funcionalidade básica como entrada do teclado, controle do mouse e exibição de tela
ROM vs. firmware em software *
O termo "ROM" é frequentemente usado como sinônimo de firmware. *
dispositivos modernos usam memória flash Em vez de ROM tradicional para armazenar firmware. A memória flash é reescrita, o que permite atualizações e atualizações no firmware.
Exemplos de rom/firmware *
BIOS (sistema básico de entrada/saída) em um computador
*
bootloader em um smartphone
*
software incorporado Na sua TV, forno ou máquina de lavar
*
kernel do sistema operacional (em alguns casos)
em resumo: Enquanto "Rom" se refere tecnicamente a um tipo específico de memória, é comumente usado para descrever o software que reside nos dispositivos, conhecido como "firmware". O firmware é o software fundamental que controla as operações básicas de um dispositivo.