O software, em sua forma mais simples, é armazenado nos dispositivos de armazenamento
de um computador . Aqui está um colapso:
armazenamento primário: *
RAM (memória de acesso aleatório): É aqui que o software atualmente em execução e seus dados são armazenados. É muito rápido, mas temporário, o que significa que os dados são perdidos quando o computador está desligado.
*
cache: Uma pequena memória pequena e de alta velocidade que armazena dados frequentemente acessados da RAM, tornando o acesso ainda mais rápido.
armazenamento secundário: *
unidade de disco rígido (HDD): Um dispositivo de armazenamento tradicional com travessa de fiação. É mais lento que a RAM, mas armazena grandes quantidades de dados permanentemente.
*
unidade de estado sólido (SSD): Um tipo mais recente de dispositivo de armazenamento que usa memória flash. É muito mais rápido que os HDDs, mas normalmente tem menos capacidade de armazenamento.
*
unidades ópticas (CD/DVD/Blu-ray): Esses dispositivos são usados para ler e escrever dados sobre discos ópticos.
Outras opções de armazenamento: *
unidades USB: Dispositivos de armazenamento portáteis usados para transferir arquivos.
*
armazenamento em nuvem: Os dados são armazenados em servidores remotos acessíveis pela Internet.
como funciona: Quando você executa o software, ele é carregado do armazenamento secundário (como o seu disco rígido) na RAM. Isso permite que a CPU acesse as instruções de software rapidamente e as execute. Os dados criados e modificados pelo software também são armazenados na RAM enquanto estão sendo usados. Quando você fecha o software, os dados podem ser salvos de volta ao disco rígido ou outro dispositivo de armazenamento para uso futuro.
em resumo: Embora o software em si possa ser armazenado principalmente no seu disco rígido ou SSD, é a RAM que mantém as instruções e dados ativos que o computador usa a qualquer momento.