Um diagrama de fluxo é um método para representar graficamente o fluxo de dados através de um sistema de processamento de informação . Um fluxograma pode apresentar uma visão simples , de alto nível das operações que um sistema realiza , na ordem em que são realizadas , ou uma visão mais detalhada , possivelmente incluindo as pessoas envolvidas em cada etapa. Em ambos os casos , se um fluxograma é a realização de sua função desejada - de comunicar claramente a lógica de um sistema para todos os interessados - que deve ser elaborado de acordo com certas regras específicas. Fluxograma Símbolos
Fluxogramas são desenhados usando símbolos padrão prescritas pelo American National Standards Institute . Qualquer entrada ou saída para ou a partir de um programa de computador é representado por um losango , enquanto que todas as decisões - , que determina a rota o programa leva - é representada por um diamante horizontal . Qualquer processo ou, em outras palavras, qualquer ação executada por um programa de computador, é representada por um retângulo e as setas indicam a direção e seqüência de processos.
One -in-One -out Regra
Fluxogramas são desenhados de acordo com uma das principais regras da programação estruturada , conhecido como o "one -in one-out regra. " Esta regra determina que processo tem apenas uma entrada e uma única saída , então apenas uma linha de fluxo deve deixar um símbolo do processo. Da mesma forma, apenas uma linha de fluxo deve inserir um símbolo de decisão, mas duas ou mais linhas de fluxo - cada um correspondendo a uma resposta possível - deve deixar um símbolo de decisão
Ambigüidade
.
a finalidade de um diagrama de fluxo é o de eliminar a ambiguidade na compreensão do fluxo de dados por meio de um processo , por isso, deve ser claro , limpo e fácil de seguir . A direção normal do fluxo é de cima para baixo e da esquerda para a direita e o fluxograma deve ter um começo lógico e acabamento. Da mesma forma , a lista de todas as etapas necessárias em uma seqüência em ordem lógica e evitar intersecção de linhas de fluxo para manter o fluxograma mais simples possível .
Complexidade
Se você está desenhando um fluxograma complexo , reduzir o número de linhas de fluxo , usando símbolos de conexão , que conectam uma parte do fluxograma para outro em uma página diferente . Da mesma forma , escrever instruções brevemente dentro dos limites do padrão de símbolos e , se necessário , usar o símbolo anotação para descrever os dados ou processos mais claramente . Depois de ter concluído um fluxograma , testá-lo com dados de teste simples para se certificar de que o fluxo de dados que você descreveu é válido.