Fdisk permite aos usuários visualizar , gerenciar e fazer alterações na tabela de partição , ou mapa de partição , que descreve a localização eo tamanho de cada um dos volumes em um disco rígido . Fdisk pode criar até quatro partições primárias ou três partições primárias e uma partição estendida. Uma partição primária permite que você definir uma configuração dual-boot, porque cada partição pode conter um sistema operacional independente. Uma partição estendida , por outro lado, atua como um recipiente para um número quase ilimitado de subpartições lógicas. Subpartições , ao contrário de partições primárias , devem ser contíguos e não pode conter sistemas operacionais. Para usar o Fdisk no Red Hat 8.0 para adicionar ou excluir partições em uma unidade , execute o comando a partir do Terminal . Instruções
1
abrir o menu principal , aponte para " Ferramentas de Sistema" e clique em "Terminal" para abrir a interface de linha de comando .
2
Input " ,. su - "(sem as citações aqui e para todos os outros comandos) no console e , em seguida, pressione " Enter "
3
Digite a senha de root , quando solicitado, e em seguida, pressione "Enter" novamente para ganhar direitos administrativos.
4
Input " fdisk- l" para o console e , em seguida, pressione "Enter " para ver os discos instalados na máquina. < br entrada >
5
o seguinte para o console, pressionando "Enter" após cada comando , para se preparar para o particionamento de disco :
fdisk [unidade ] n
Substituir " [unidade ] " com o dispositivo para particionar , como" /dev /sdb " .
6
tipo " p " para criar uma partição primária ou digite " e " para criar uma partição estendida e pressione " Enter".
7
Digite o número da partição, quando solicitado. Se você particionar um disco novo , tipo "1" , caso contrário , revise a lista de partições corrente abaixo os resultados " fdisk- l " para ver quantas partições primárias residem no disco. Se apenas uma partição existe, tipo "2" ; . Se existem duas partições , digite " 3" e assim por diante
8
Pressione "Enter" uma vez para aceitar o valor padrão para o primeiro cilindro , pressione "Enter" duas vezes para aceitar o valor padrão para o primeiro cilindro e alocar todo o espaço restante no disco para a nova partição . Para especificar um tamanho específico em MB , digite a capacidade desejada usando o formato " + # M" e pressione " Enter". Por exemplo, para criar uma partição de 2 GB de tamanho , digite " 2048 M. "
9
tipo "t" no console para especificar o sistema de arquivos para a nova partição e pressione " Enter". Ignorar esta etapa e vá para a Etapa 12 , se você está a criação de um partição estendida.
10
Tipo "L" e pressione "Enter" para ver os códigos hexadecimais associados a cada sistema de arquivos.
11
Localize o arquivo apropriado sistema para usar , digite seu código no console e , em seguida, pressione " Enter".
12
Digite os seguintes comandos no Terminal para ver o nome de sua nova partição e escrever as alterações no disco:
pwpartprobe
Pressione "Enter" após cada comando . Se você está a criação de uma partição estendida , ignore Passo 13 e 14.
13
Tipo " mkfs . [Tipo] [ dispositivo ]" no console. Substituir " [tipo] " com o sistema de arquivo apropriado e " [ dispositivo ] " com o nome da nova partição . Por exemplo, para formatar a partição " /dev/sda2 " com o sistema de arquivos NTFS , digite " mkfs.ntfs /dev/sda2 . "
14
Pressione "Enter " para aplicar o sistema de arquivos para a nova partição .