DBMS é a sigla para um sistema de gerenciamento de banco de dados , que é definida como " um sistema de software que oferece recursos abrangentes para a organização e gestão de um conjunto de informações necessárias para alguma aplicação ou grupo de aplicações relacionadas " com a Dictionary of Computing. Implementar e manter um SGBD significa ter que passar por fases específicas para seus usos para beneficiar a organização em causa. Embora não parece ser um acordo sobre as fases específicas , as seguintes etapas são encontrados em uma ou outra forma na maioria dos modelos de SGBD . Estudo Prévio
Antes de colocar um SGBD no lugar, é importante fazer a pesquisa e análises necessárias para entender como um SGBD pode ajudar a apoiar a empresa e para verificar se ele é necessário para a organização. Durante esta fase, todos os componentes dos sistemas e dos grupos que pretendem usá-los deve ser estudado . Este estudo preliminar permite compreender melhor as relações entre os diferentes grupos da sua empresa eo fluxo existente de comunicação entre esses grupos.
Definindo o Escopo
Uma vez que é determinou que um SGBD é necessário, o próximo estágio permite que uma empresa para determinar o uso e requisitos específicos para implementar um sistema . A empresa deve realizar uma análise de requisitos para descobrir quais seções são parte dos DBMS , sua funcionalidade e as atividades específicas que ocorrem em cada grupo da empresa. Identificar os requisitos de dados e aplicações relacionadas que interagem com o SGBD também é uma parte do escopo do projeto.
Projeto Planejamento
Sempre que um novo aplicativo ou programa de computador é posto em prática , a sua aplicação deve ser planejado. Isto significa desenvolver um cronograma e marcos de configurações para o design do DBMS , o desenvolvimento de produtos relacionados, incluindo políticas e procedimentos, os testes do novo sistema , o desenvolvimento de programas de formação e ensino aos usuários como o SGBD trabalha. Mais importante ainda, os passos para a implementação são definidos como parte do plano do projeto , desde o treinamento dos usuários até que cada membro de uma empresa sabe como usar o sistema.
Implementação
Uma vez que o SGBD foi testado e os usuários são treinados , é hora de ir em frente e implementar o sistema em toda a empresa . Em organizações menores , esta etapa só pode levar alguns dias , enquanto que as grandes empresas podem ter de implementar as suas DBMS em várias fases , em que apenas alguns grupos pode usá-lo de uma vez. Para as empresas que estão substituindo um sistema existente , alguns aplicativos podem precisar de ser alterado e adaptado um de cada vez , e os aplicativos podem requerer revisão conversões antes de serem utilizados .
Manutenção
a manutenção de um SGBD significa garantir o sistema e seus aplicativos relacionados estão cumprindo o propósito e requisitos para os quais são destinados . As avaliações periódicas de desempenho também são parte da fase de manutenção . Quando ineficiências são identificados no DBMS , é hora de rever os requisitos e considerar a implementação de um novo sistema.