Quando as mensagens (ou partes de mensagens) são repassados pelos roteadores de Internet , quase sempre usar um dos dois protocolos: protocolo de vetor de distância ou de estado de link de protocolo. Protocolo de vetor de distância é o mais antigo e mais confiável destes protocolos , mas nem sempre é a melhor escolha para o roteamento rápido. Protocolo vetor Distance Vector Protocol
Distância é um dos mais antigos protocolos para decidir sobre qual caminho a mensagem deixa um roteador no caminho para o seu destino. O processo é tratado pelo Routing Information Protocol (RIP) que faz parte do Information Protocol ( IP ), que , juntamente com o Protocolo de Transferência de Controle ( TCP) , formam o original de protocolo de Internet TCP /IP. RIP usa dois pedaços de informação para decidir sobre um caminho: a distância eo vetor . A distância é o número de roteadores entre o roteador eo roteador atual alvo. O roteador alvo é o roteador que atende a máquina que a mensagem é dirigida a . O vetor é um ponteiro para o alvo --- normalmente existem vários destes (um para cada caminho do nó atual para o nó de destino ) . Cada roteador passa periodicamente sua tabela de roteamento para cada um dos seus vizinhos --- isto fornece a distância e as informações vetor. O protocolo usa apenas essas informações para tomar decisões de caminho.
Vantagens
As principais vantagens do protocolo de vetor de distância é que ela é simples e que é um velho , bem A tecnologia estabelecida, que é quase universalmente disponíveis . Porque é simples , o protocolo de vetor de distância significa hardware simples. Você pode comprar um roteador mais barato porque todos os roteadores implementar protocolo de vetor de distância . Se você está construindo uma aplicação específica circuito integrado (ASIC ) , como um telefone , você pode ter mais simples circuito lógico digital e menos. Porque protocolo vetor de distância é parte do PIR , não há incompatibilidade com qualquer dispositivo de Internet.
Desvantagens
Distância protocolo de vetor de nem sempre encontrar o melhor caminho . Suponha, por exemplo , um caminho tem cinco nós ( distância = 5 ) , mas o caminho é muito alta velocidade e não agitado ---- e outro caminho tem apenas dois nós , mas é muito baixa velocidade e não confiável, por vezes necessitando de retransmissões. Supondo-se que o vetor inclui os dois caminhos , o protocolo de vetor de distância vai sempre escolher o caminho 2 nó , embora possa ser muito mais lento . Devido a isso, um protocolo de roteamento novo estilo chamado " protocolo de estado do link " foi inventado. Protocolo de link de site usa um algoritmo muito mais complicado com base em informações como o quão ocupado um canal é, o que a sua taxa de transmissão é confiável e como a conexão está no momento presente .