Como particionar um disco de volume no sistema operacional Fedora 10 pode ser comparado a organizar um arquivo. O disco de volume é como todo o gabinete físico, e cada partição é como as gavetas individuais. Os benefícios de particionar um disco rígido incluir dados de separação , otimizando recursos e configuração de sistemas de inicialização dupla . A configuração dual boot é dois sistemas operacionais diferentes correndo lado a lado no mesmo computador , cada um em sua própria partição . Gparted e fdisk são dois utilitários embutidos projetados para particionar discos no Fedora. Gparted é um utilitário user-friendly com uma interface gráfica. Fdisk é o utilitário de linha de comando projetado para particionamento de disco a partir do prompt de comando. Coisas que você precisa
Fedora 10 instalação
Mostrar Mais instruções
GParted
1
Abra uma janela de terminal , clicando em " Aplicações ", "Ferramentas do sistema" e , em seguida, "Terminal ". A janela do terminal mostra o prompt para a introdução de comandos
2 Tipo
" su - " . E bateu o " Enter" no prompt de comando para iniciar a sessão como os usuários administrativos "root ". O logon " root" tem as permissões necessárias para executar uma tarefa administrativa no Fedora.
3
Instale gparted , se já não estiver instalado, digitando " yum install gparted " no Fedora prompt de comando terminal.
4
Type " gparted " no prompt de terminal para iniciar o utilitário de interface gráfica de particionamento de disco . Você pode ser solicitado para o "root" sign-on . Digite a senha "root" se for solicitado.
5
Ver e tomar nota das partições existentes e partições de disco disponíveis não alocados ( não utilizadas) .
6
Selecione a seção não alocado de disco que deseja particionar , clicando com o botão direito na área não atribuído de disco com o botão do mouse. Selecione "New" com o botão esquerdo do mouse. A caixa de diálogo "Criar nova partição" aparece.
7
Selecione as opções desejadas entre os disponíveis na janela de criar uma nova partição . As seleções incluem o tamanho da partição que você deseja criar , o tipo de partição e do tipo de sistema de arquivos. Ext3 é o sistema de arquivos padrão do Linux e suporta recursos robustos como journaling disco. Outros sistemas de arquivos disponíveis incluem o sistema de arquivos NTFS do Windows e do sistema de arquivos FAT16 e FAT32 DOS. Selecione uma partição primária ou estendida como a "Criar como: " tipo de partição . O " Selo: " . Caixa é opcional para nomear a partição
8
Clique em "Adicionar ", quando você tiver feito as seleções desejadas . O "Criar nova partição" caixa de diálogo irá fechar e voltar para a tela inicial GParted .
9
Ver a partição recém-criada e verificar o tipo de sistema de arquivos e tamanho da partição.
10
Clique em "Editar " na barra de menu e selecione " Aplicar todas as Operações" para escrever a nova partição na tabela de partição . As informações de partição deve ser escrito para a unidade antes de a nova partição ficará disponível. Uma vez que as alterações foram salvas , clique em "Fechar" para retornar à interface do Gparted .
11
Feche a janela Gpareted clicando à esquerda no "X " no canto superior direito da janela . A partição recém-criada já está pronto para uso.
Fdisk
12
Abra uma janela de terminal , clicando em " Aplicações", " Ferramentas de Sistema " e " Terminal". Isto irá abrir uma janela do terminal com um prompt de comando para a entrada de comandos
13 Tipo
" su - root" . No prompt. Este comando irá solicitar a senha da conta "root" necessário para executar o fdisk e discos de partição
14
Type. "Fdisk - l" e tecle "Enter " no teclado para obter uma lista de todos discos de volume e as partições existentes . Reveja a configuração de cada partição e anote o ID do dispositivo, iniciar e setores , blocos, ID do sistema de arquivos e tipo de arquivo terminar . É importante saber qual o dispositivo , ou volume de disco , você quer particionar . Neste exemplo , vamos particionar o dispositivo " /dev /sda ". O ID do dispositivo em seu sistema pode ser diferente.
15
Digite " fdisk /dev /sda" no prompt de comando . O aviso deve ser: " Command (m for help): " . Você pode digitar "m" a qualquer momento para uma lista de comandos fdisk
16
tipo "p" para ver as partições existentes no /dev /sda de volume .
17
tipo " n" para criar uma nova partição.
18
tipo "e" ou "p" para o tipo de partição que você deseja criar. Digitando " e" irá criar uma partição estendida e "p" irá criar uma partição primária. Fedora permite que quatro partições primárias por volume. Várias partições podem ser criados em uma partição estendida. Para este exemplo , vamos criar uma partição primária , digitando " p ".
19
Digite o número (1-4) que representa o número da partição que você deseja criar. Por exemplo, se há duas partições existentes , você pode optar por criar uma nova partição em qualquer " 3 ou 4. " Se já há três partições existentes , fdisk será o padrão para o "4" partição. Se existir quatro partições , você será solicitado a excluir uma partição existente , digitando " d" e selecionando o número que representa a partição a ser excluída. No nosso exemplo , existem três divisórias . Portanto, a nova partição será criada no "4 ".
20
Ver o "Primeiro setor" alerta. Aqui você pode optar por criar a nova partição começando no primeiro setor disponível, ou começam em um setor diferente . Neste exemplo , o setor de iniciar o padrão será usado por bater "enter" no teclado.
21
Ver o " Última setor" alerta. Você pode especificar o tamanho da nova partição , digitando o último setor , ou tomar o padrão para usar todos os setores disponíveis . Este exemplo terá o padrão pressionando " Enter" no teclado.
22
tipo "p" para exibir os novos e existentes partições. A nova partição neste exemplo é mostrado como /dev/sda4 , onde " /dev /sda " representa o volume físico e os números 1-4 representam cada partição no volume.
23
Type " w " para escrever a nova partição na tabela de partição . O seguinte aviso pode ser exibida: "AVISO: Re- lendo a tabela de partição falhou com o erro 16: Dispositivo ou recurso ocupado ... " Se ocorrer este aviso, basta reiniciar para que as alterações tenham efeito. O alerta significa que o dispositivo está ocupado e mudanças serão feitas após a reinicialização
24 Tipo
" fidisk /dev /sda - l". Para ver o disco volume e partições. A partição recém-criado agora deve ser criado como /dev/sda4 .