Em termos de informática, “DOC” é comumente usado como abreviatura de “documento”. Geralmente está associado a arquivos que contêm texto ou conteúdo de processamento de texto. Embora o termo possa ser aplicado a qualquer tipo de arquivo de documento, ele é usado com mais frequência em referência a arquivos do Microsoft Word.
Os arquivos DOC são criados usando o Microsoft Word, que é um software de processamento de texto amplamente utilizado. Os arquivos DOC são normalmente identificados pela extensão “.doc” no final do nome do arquivo. Quando um usuário salva um documento criado no Microsoft Word, ele normalmente é salvo no formato de arquivo DOC por padrão.
Os arquivos DOC podem conter vários elementos, como texto, imagens, tabelas, gráficos, tabelas e outras opções de formatação. Eles são conhecidos por sua compatibilidade com diferentes versões do Microsoft Word e também podem ser abertos e visualizados usando vários outros aplicativos de processamento de texto que suportam o formato DOC.
Com o tempo, a Microsoft introduziu novas versões de seu pacote Office e software de processamento de texto, levando ao desenvolvimento de diferentes formatos de arquivo para documentos Word. Isso inclui o formato DOCX, que substituiu o DOC como formato padrão para arquivos do Microsoft Word. Os arquivos DOCX são baseados no padrão XML (Extensible Markup Language) e oferecem recursos aprimorados e compatibilidade com sistemas operacionais e aplicativos de software modernos.
Embora os arquivos DOC ainda sejam usados e possam ser abertos por muitos aplicativos, eles estão sendo gradualmente eliminados em favor do formato DOCX mais recente. No entanto, os arquivos DOC permanecem significativos devido à sua prevalência histórica e compatibilidade com softwares e sistemas mais antigos.