Tabela de alocação de arquivos (FAT) O FAT é o primeiro setor do disco e é usado para controlar quais clusters estão disponíveis e quais clusters são usados pelos arquivos. Cada entrada no FAT corresponde a um cluster e pode ter um de três valores:
*
0: O cluster está disponível.
*
1: O cluster está reservado.
*
2-255: O cluster é usado por um arquivo.
O FAT é atualizado sempre que um arquivo é criado, modificado ou excluído.
Diretório raiz O diretório raiz é um diretório especial que contém os nomes e locais de todos os arquivos e diretórios no disco. O diretório raiz está localizado no início do disco, após o FAT.
Cada entrada no diretório raiz consiste nas seguintes informações:
*
Nome do arquivo: O nome do arquivo ou diretório.
*
Atributos do arquivo: Os atributos do arquivo ou diretório.
*
Tamanho do arquivo: O tamanho do arquivo em bytes.
*
Iniciando cluster: O local do primeiro cluster do arquivo ou diretório.
Área de dados A área de dados é a área do disco onde os arquivos são armazenados. A área de dados está localizada após o diretório raiz.
Cada arquivo é armazenado em uma série de clusters, e os clusters são vinculados entre si pelo FAT. Quando um arquivo é lido ou gravado, o sistema operacional lê ou grava os dados dos clusters associados ao arquivo.
Setor de inicialização O setor de inicialização é o primeiro setor do disco e contém o código que é executado quando o computador é inicializado. O setor de inicialização contém as seguintes informações:
*
Registro mestre de inicialização: O registro mestre de inicialização contém informações sobre o disco, como o tamanho do disco e o número de setores por trilha.
*
Tabela de partição: A tabela de partições contém informações sobre as partições do disco. Uma partição é uma divisão lógica do disco que pode ser formatada com um sistema de arquivos diferente.
*
Código de inicialização: O código de inicialização é o código executado quando o computador é inicializado. O código de inicialização carrega o sistema operacional do disco.
FAT Estendido (FAT16B e FAT32) Extended FAT é uma versão do sistema de arquivos FAT que oferece suporte a discos maiores. FAT16B suporta discos de até 2 TiB e FAT32 suporta discos de até 8 TiB.
O Extended FAT usa uma estrutura FAT diferente da FAT12 e FAT16. O FAT no FAT Estendido é uma lista vinculada de setores, e não um único setor. Isto permite que o FAT seja muito maior, o que é necessário para suportar discos maiores.
NTFS NTFS é um sistema de arquivos moderno introduzido com o Windows NT. O NTFS é mais avançado que o FAT e oferece suporte a recursos como segurança, compactação de arquivos e registro no diário.
NTFS é o sistema de arquivos preferido para sistemas operacionais Windows.