análise de regressão múltipla é uma técnica estatística avançada que usa mais de um preditor , ou variável independente , para examinar os efeitos em um único resultado , ou variável dependente. Por exemplo, um modelo de regressão múltipla pode examinar os salários médios (variável dependente) em função da idade, escolaridade , sexo e experiência (variáveis independentes) . Regressão múltipla calcula coeficientes para cada variável independente . O coeficiente avalia o efeito de uma variável em particular , mantendo constantes os efeitos de outras variáveis . Excel, o programa de planilhas no popular pacote de software do Microsoft Office , inclui ferramentas de análise de dados que lhe permitem realizar a análise de regressão múltipla. Instruções
Excel para a regressão múltipla
1
Digite os dados que você irá utilizar para realizar a sua análise de regressão em uma planilha do Excel. Você pode inserir os dados manualmente ou importar um arquivo de dados de outra fonte , como um arquivo ASCII ou de outra planilha, em Excel.
2
Destrave a ferramenta de análise de dados no menu add- ins e instalá-lo. Abra o Excel , clique em "Ferramentas" e selecione " add- ins " no menu drop-down que aparece. Uma janela se abre menor que exibe um conjunto de opções . Marque a caixa ao lado de " ferramentas de análise " e clique em "OK". A opção Análise de Dados aparece no menu Ferramentas, pronto para uso. Se você estiver usando o Excel 2007, você pode acessar a Análise de Dados add-in , clicando no botão Microsoft Office , no canto superior esquerdo de um livro aberto Excel. Clique no botão e , em seguida, clique em "Opções do Excel ". Uma nova janela é aberta, exibindo um conjunto de opções no lado esquerdo . Escolha " Add- ins ", selecione " Ferramentas de análise " e clique em "OK".
3
Clique no menu Ferramentas do Excel e selecione Análise de Dados (em Excel 2007, clique no botão " Dados " guia e clique no botão Análise de Dados ) . Abre uma janela que exibe um menu de ferramentas de análise . Vá até " Regressão " e clique em "OK".
4
Digite os valores para a variável dependente ( Y) e as variáveis independentes (X) , clicando sobre as células e colunas aplicáveis na sua folha de dados do Excel . Depois de selecionar os intervalos de dados a serem inseridos para análise , clique em " OK". Excel executa o procedimento e exibir os resultados em uma nova planilha .
5
Examine sua saída resumo, a começar pela estatísticas de regressão no topo de sua saída . Observe o valor de R- quadrado , que lhe diz qual a porcentagem da variabilidade na variável dependente (por exemplo, os salários médios ) é explicada pelo seu modelo de regressão. Então anote os valores dos coeficientes e as correspondentes estatísticas t e níveis de significância . A estatística t de 2 ou superior indica significância estatística, o que significa que a relação entre a variável independente ea variável dependente não é provavelmente devido ao acaso .