Um programa linear é uma forma eficiente para determinar o equilíbrio ideal de insumos limitados que estão sujeitas a determinadas restrições , a fim de maximizar ou minimizar a saída de uma função objetivo . Excel 2007 possui uma função de solver robusto e de fácil utilização para auxiliar no cálculo desses programas complexos. Você precisa configurar o seu programa linear em seu próprio país , mas o Excel lida com todos os cálculos extensos necessários para encontrar a solução ideal , o valor da função objetivo e os valores do lado direito de cada restrição. Instruções
Configuração do programa Linear
1
Digite um título para o seu programa linear na célula A1. Insira rótulos para suas variáveis nas células C3 e D3.
2
Digite os coeficientes variáveis nas células C5 e D5 . Liste cada coeficiente na coluna que corresponde à sua respectiva variável .
3
Criar uma borda em torno de células C6 , D6 e B7 . As células C6 e D6 será usado para exibir as melhores soluções para as suas variáveis , e B7 celular será usado para mostrar o valor da função objetivo dado os valores das variáveis ideais.
4
Liste seus constrangimentos começando com célula C9 e continuando para baixo uma linha para cada restrição. Use uma célula diferente para cada elemento de suas limitações , incluindo os símbolos de desigualdade , mas excluindo-se os símbolos de operadores , tais como a adição ou sinal de subtração .
Por exemplo, se uma das suas limitações é 3x1 + 6x2 < 450, você deve digitar " 3" em célula C9 , "6" na célula D9, "<" na célula E9 , e " 450 " no F9 celular. Você, então, começar na célula C10 para a próxima restrição.
5
Digite o título " LHS " sob suas limitações na coluna C e digite o título " RHS " ao lado dele na coluna D. listar os valores do lado direito de suas limitações verticalmente sob o título RHS , e criar fronteiras para cada célula correspondente sob o título LHS . As células LHS será usado para exibir os valores do lado esquerdo reais de suas limitações para a solução ideal
6
Insira a fórmula "= SOMARPRODUTO ( C5 : D5 , C6: D6) . " B7 célula , a célula de saída óptima solução . Esta fórmula irá calcular o valor da função objetivo dado os valores ótimos das variáveis
7
Insira a fórmula "= SOMARPRODUTO ( C9: D9, $ C $ 6: $ D $ 6)" . na primeira célula sob seus LHS dirigindo , e copiar a fórmula em cada célula de saída adicional valor do lado esquerdo sob o título LHS . Esta fórmula irá calcular o valor real de suas limitações de dados os valores ótimos das variáveis
Linear do Programa de Soluções
8
Clique . "Dados -> Solver " para abrir a caixa de diálogo "Parâmetros do Solver " . Defina a célula de destino para " $ B $ 7," o valor da função celular objetivo saída. Defina o solver para maximizar ou minimizar a função , com base no objetivo do seu programa linear.
9
Entre as restrições na caixa de diálogo Parâmetros do Solver. Comece clicando em "Adicionar " para cada restrição individual. Para cada restrição , digite a referência de célula para a célula correspondente sob seus LHS título na caixa de referência de célula , escolha o símbolo adequado a desigualdade a partir da caixa drop-down no centro, e digite a referência de célula para a célula correspondente sob seus RHS título .
10
volta na caixa de diálogo parâmetros do Solver , clique em "Opções" para abrir a caixa de diálogo Opções do Solver . Clique em " Presumir modelo linear " e " Presumir não negativos " e clique em "OK".
11
Clique em " Solve" na caixa de diálogo Parâmetros do Solver , e Excel 2007 irá preencher a solução ideal , o valor da função objetivo , e os valores do lado esquerdo reais de suas limitações .