interpolação em matemática é onde você toma um conjunto existente de pontos de dados e construir novos. A técnica pode ser útil para descobrir tendências nos dados ou fazer comparações . Excel tem uma função interna para calcular as estatísticas de um conjunto de pontos de dados. A função PROJ.LIN calcula as estatísticas usando o método dos mínimos quadrados de análise estatística e , em seguida, retorna uma matriz de dados para a melhor linha reta que se adapta às suas dados. Você pode então usar a fórmula de inclinação , y = mx + b para interpolar os dados. . Instruções
1 Tipo
ou dados XY importação em duas colunas no Excel , com valores -X em uma coluna e Y valores em outra
2
Realce um 5 - linha -por-2 - coluna área em branco na planilha onde você deseja que a saída PROJ.LIN a aparecer.
3
Clique no botão " fx" na barra de ferramentas . Clique em " Estatística " e clique em " PROJ.LIN " e clique em "Avançar".
4
Digite o intervalo de células com valores Y conhecidos na caixa de texto " val_conhecidos_y " e , em seguida, digite o intervalo de células com valores de x conhecidos para a caixa de texto " do known_x " . Por exemplo, se os seus valores de X são nas células A1 a A10 , em seguida, digite "A1 : A10 " na caixa de texto
5 Tipo
"verdadeiro " para o " const " e " estatísticas " de texto. caixas e , em seguida, clique em "Concluir ".
6
Destaque a fórmula PROJ.LIN na barra de fórmulas e , em seguida, pressione a tecla " Ctrl", " Shift" e "Enter" chaves junto em seu teclado. Isso insere colchetes ao redor da fórmula e informa ao Excel que você está entrando em uma fórmula de matriz que produz em várias células.
7
Insira a inclinação e intercepção y listado na saída na fórmula encosta. Por exemplo, se a sua inclinação é 2 e sua intercepção y é 0,5 , então a fórmula de inclinação , y = mx + b torna-se y = 2x + 0,5 .
8
Use a fórmula inclinação para criar novos pontos de dados . Por exemplo, crie um ponto de dados , conectando x = 10 na equação : .
Y = 2 ( 10) + 0,5 = 20,5