Na computação gráfica, panning refere -se a
o ato de mover a câmera ou a viewport horizontal ou verticalmente dentro de uma cena sem mudar sua distância do assunto . É como mover a cabeça de um lado para o outro ou para cima e para baixo enquanto olha para algo.
Aqui está um colapso:
Conceitos -chave: *
câmera ou viewport: Esta é a "janela" virtual pela qual você vê a cena.
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Assunto: Este é o objeto ou área da cena que é o foco da ação de panorning.
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Movimento horizontal ou vertical: A panorâmica pode ser esquerda/direita ou para cima/para baixo, dependendo da direção que você deseja mover a câmera.
Pense assim: Imagine que você está tirando uma foto de uma paisagem. Em vez de mover seu corpo para capturar diferentes partes da paisagem, você simplesmente gire a câmera para a esquerda ou para a direita. Isso é essencialmente o que o panning faz na computação gráfica.
Usos do panning: Panning é uma técnica fundamental usada de várias maneiras, incluindo:
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Explorando uma cena: O panning permite que você explore diferentes partes de uma cena 3D sem precisar mover fisicamente a câmera.
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Seguindo um objeto em movimento: Você pode panificar a câmera para rastrear o movimento de um personagem ou objeto em uma cena.
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Criando um senso de movimento: Panning pode ser usado para simular o movimento do espectador através de uma cena.
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Criando uma sensação de escala: Panning em uma vasta paisagem pode enfatizar seu tamanho e grandeza.
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foco em elementos específicos: O panning pode ser usado para direcionar a atenção do espectador a objetos ou detalhes específicos dentro de uma cena.
Implementação: Panning é frequentemente implementado alterando a posição da câmera ou a posição da viewport dentro da cena. Isso pode ser alcançado através de vários métodos de programação, dependendo do mecanismo gráfico ou software específico que está sendo usado.
Em resumo, o panning é uma técnica poderosa que permite controlar a perspectiva do espectador e criar cenas 3D dinâmicas e envolventes.