É difícil identificar os programas gráficos absolutos * primeiros *, pois a computação precoce era muito diferente do que sabemos hoje. No entanto, dois programas iniciais importantes que influenciaram significativamente o desenvolvimento gráfico são:
1.
Sketchpad (1963): Desenvolvido por Ivan Sutherland no MIT, o SketchPad é frequentemente considerado o
Primeiro Programa de Gráficos Interativos . Ele permitiu que os usuários desenhassem e manipulassem formas geométricas simples em uma tela de computador usando uma caneta leve. Este foi um grande avanço, introduzindo conceitos como programação orientada a objetos e interface do usuário, que são fundamentais para o software gráfico hoje.
2.
Ivan Sutherland, "The Ultimate Display" (1963): Este projeto não era um programa de software no sentido tradicional, mas foi um salto fundamental no desenvolvimento de computadores gráficos . Envolveu a criação de uma tela montada na cabeça (HMD) que permitia aos usuários ver e interagir com objetos 3D no espaço virtual. Esta pesquisa abriu o caminho para futuras tecnologias imersivas como a VR.
Embora houvesse outros programas gráficos iniciais, esses dois são particularmente importantes porque lançaram as bases para o desenvolvimento de gráficos de computadores modernos.
Lembre -se de que "mais cedo" é um pouco subjetivo, pois outros programas podem ter existido antes deles, mas eles não atingiram o mesmo nível de impacto ou inovação.