ERP refere-se ao sistema de Enterprise Resource Planning . Isto é principalmente um sistema de aplicação que envolve vários componentes de hardware e software de computador. Este sistema é dividido em componentes chamados de módulos que executam funções específicas . Exemplos desses módulos são planejamento de produção , compras, controle de estoque , vendas, marketing, finanças e recursos humanos. O sistema ERP foi originalmente usado na indústria de transformação , de acordo com www.implement - erp.com . Hoje, ele é usado por várias indústrias para integrar os processos em um único banco de dados. Adequação
Um sistema ERP tem de satisfazer as necessidades e objetivos de longo prazo da organização. O escopo do sistema deve incluir os processos que são essenciais para o negócio. Exemplos de processos são logística , manutenção de estoque, faturamento e contabilidade, ordens de rastreamento , e interagindo com fornecedores e clientes. Além disso, o sistema deve ter o mínimo de restrições na expansão para outros setores operacionais. Alguns vendedores de ERP oferecem personalização de recursos em cima de recursos e funções pré-definidas. Escolhendo características modificáveis devem basear-se nos requisitos e objetivos do negócio.
Vendedor Apoio
O fornecedor deve ser capaz de prestar serviços de qualidade e ferramentas de apoio para o ERP processo de implementação do sistema. As organizações precisam se certificar de que os fornecedores de sistemas tem bastante conhecimento e experiência sobre o sistema de software ERP que eles oferecem. O ideal é que o fornecedor seja capaz de fornecer todos os produtos relacionados ao ERP para poupar tempo e custos. As empresas têm de se certificar de que os fornecedores de ERP possuem altas credenciais e experiência de instalação de um sistema similar. Os fornecedores devem produzir certificação para o software ERP que estão vendendo , quando necessário.
Desempenho
Um sistema ERP visa unificar todos os processos e dados de diferentes setores da o negócio. Isto é para tornar a comunicação e partilha de informação entre as divisões da organização mais rápida e fácil . Esta vantagem não pode ser conseguida se o sistema não é fiável e experimenta frequentemente problemas de funcionamento . Além disso, as operações e os processos feitos que o sistema deve ter um tempo de resposta rápida considerável.
(Ver referência 1 e 3 ),
Controle
o sistema ERP deve ter uma interface prática que pode ser facilmente manipulada por funcionários treinados. Todas as informações e transações que o sistema acomoda deve estar sempre disponível e acessível. As empresas podem contratar ou designar consultores que serão capazes de gerenciar não só a implementação , mas também analisar o sistema para maximizar o seu potencial . As empresas podem optar por alugar o sistema e ter um provedor de serviços de terceirização para gerenciar o sistema ERP .
(Ver referência 1 e 3 ),
Custo Eficácia
Para a maioria das organizações , um sistema ERP no local aumenta a eficiência em seções específicas . Melhoria da eficiência gera mais produção em um curto período de tempo. Este , por sua vez , conduz a mais de lucro . No entanto, a instalação e implementação de um sistema ERP também exige gastos. Como regra geral , os benefícios monetários que um sistema ERP traz para uma organização deve exceder o custo de implementação de um sistema deste tipo para atender determinados objetivos operacionais.