Não há um número fixo de "tipos" de arquivos de link no Linux no sentido de categorias distintas com nomes formais. Em vez disso, existem dois tipos fundamentais de links, distinguidos por seu mecanismo subjacente:
1.
Links simbólicos (symblinks): Estes são essencialmente ponteiros para outro arquivo ou diretório. Eles contêm o caminho para o arquivo de destino. Se o alvo for movido ou excluído, o symlink ficará quebrado (a menos que o alvo seja movido * dentro do mesmo sistema de arquivos).
2.
links rígidos: Eles criam uma entrada adicional na tabela de inode de um sistema de arquivos que aponta para os mesmos blocos de dados que o arquivo original. Vários links rígidos podem existir para o mesmo arquivo. A exclusão de um link rígido não afeta os outros, desde que pelo menos um link rígido permaneça. Você não pode criar links rígidos para os diretórios (exceto em alguns sistemas de arquivos especializados), e os links difíceis devem residir no mesmo sistema de arquivos que o arquivo original.
Portanto, embora exista um espectro de maneiras pelas quais os links podem ser *usados *, existem apenas dois tipos fundamentais :Links simbólicos e links difíceis.