? O formato da válvula da textura ( VTF ) é um dos aspectos do Sistema de Material utilizado pelo motor de jogo Source da Valve. Fonte está por trás de jogos como Counter Strike : Source , Team Fortress 2, e Half Life 2. Vtfs na engine Source estão ligados a tipos de material da válvula , que definem superfícies bidimensionais no mundo do jogo . Múltiplas vtfs pode ser ligado a um único VMT e camadas para criar diferentes efeitos visuais . Requisitos
VTF texturas devem ter dimensões iguais a potências de dois . Por exemplo, uma imagem de 512 x 256 pixels é aceitável enquanto uma imagem de 100 x 200 não é. Aumento por potências de dois, texturas podem ter dimensões de até 4096 pixels de comprimento.
Formatos de imagem
vtfs suportar uma ampla variedade de formatos de imagem . A maioria não vai ser usado por um desenvolvedor. Todos os formatos de imagem são explicados nas desenvolvedor wiki da Valve ( ver Referências) . DXT formatos comuns para texturas que incluem canais alfa e BGR para mapas normais. Mapas normais são texturas padrão não utilizados para um efeito especial , como um padrão de tijolos em uma parede , enquanto texturas com canais alfa são geralmente usados para criar mapeamento de colisão dando a aparência de uma textura de superfície física nos jogos .
Encontrar vtfs
Os vtfs criadas pela Valve são fornecidos com os seus jogos e pode ser extraído para uso por desenvolvedores. Arquivos compactados chamados grandes GCFs armazenar as texturas e ferramentas de terceiros, como GCFScape de Nem ( ver Referências) são necessários para extraí-los . Com vtfs da Valve extraídos, você pode modificá-los ou vê-los para saber como válvula constrói e usa texturas dentro da engine Source .
Edição vtfs
vtfs não são legíveis por padrão, em editores de imagem como o Adobe Photoshop. Nemesis também criou um plugin para o Photoshop , juntamente com um programa chamado VTFEdit para permitir a qualquer utilizador visualizar , criar e editar vtfs . O plugin Photoshop é simples em comparação com VTFEdit , que permite que você edite mais características de arquivos VTF , tais como efeitos de sombreamento e outros filtros utilizados pelo motor Source .
Usando vtfs
vtfs não são usados por eles mesmos no Hammer, programa de criação de nível 3D da Valve. Lembre-se que todos os vtfs estão associados com tipos de material da válvula , que podem ser exibidos em níveis de jogo e dentro do editor do martelo durante a texturização de um nível. O VMTs controlar o comportamento no jogo de materiais e efeitos de iluminação , tais como se a superfície actua como madeira ou metal , enquanto vtfs pode ser pensada como a tinta que passa sobre a superfície . Antes de tentar usar vtfs verifique se eles estão associados com VMTs importar para Hammer.