A abreviatura " MRP " tem dois significados. Trata-se de Material Requirements Planning and Manufacturing Resource Planning . O homem da rua estaria impaciente com a distinção , mas, para especialistas do setor , há uma grande diferença entre os dois. Cada um é uma estratégia de produção diferente com o segundo envolvendo muito mais trabalho e teoria. Para complicar ainda mais, Manufacturing Resource Planning inclui uma etapa chamada Material Requirements Planning . Para distinguir as duas teorias , Material Requisitos Planejamento é abreviado para MRP I e Manufacturing Resource Planning é chamado de MRP II. Teoria Manufacturing
As estratégias de fabricação ensinadas nas universidades se dividem em três categorias: " . Híbridos " sistemas "push" , sistemas de "puxar " e sistemas push examinar a demanda , comprar suprimentos e materiais através de empurrar o chão de fábrica das lojas até o produto acabado . Os prazos de entrega indicados por este sistema são baseados em um cálculo de quantas horas cada processo leva para converter matérias-primas em um produto acabado. Sistemas Pull usar o mesmo cálculo, mas ao invés de programar o trabalho a partir da chegada dos materiais, eles agendar a partir da data de entrega : "se nós entregamos no dia 5 e leva dois dias para fazer , suprimentos devem chegar no 3 º . " Uma tração sistema passa a exigência para o departamento de embalagem e eles passam em suas necessidades para a próxima estação de volta. Impulsiona a demanda de agendamento e ondulações de volta com o despacho de materiais. Os sistemas híbridos que reconhecem o mundo real não é o ideal . Algum processo demorar mais do que os outros e todos os recursos devem ser focado nisso gargalo. Essa teoria é chamada Optimized Production Technology . Ele empurra a partir do gargalo e puxa para o gargalo.
Teoria Categorias
dos três sistemas , OPT é o menos implementadas, porque é a mais recente. Puxe sistemas são chamados de " just in time" porque os materiais são encomendados a tempo de atender a demanda. Sucesso de fabricação do Japão descansou no apenas em sistemas de tempo . Cultura do Japão dá uma vantagem distinta na implementação bem na hora. O resto do mundo tem que confiar em MRP.
MRP Dominance
Europa Ocidental e América do Norte precisa buffers de segurança para levar em conta as disputas industriais e insumos defeituosos . Terceiro Mundo e as economias emergentes não podem arriscar a apenas no método de tempo por causa de falha em serviços públicos, tais como sistemas de energia elétrica e de transporte , significa que eles não estão operando no mundo perfeito . Eles têm que confiar em mão de obra barata para a sua vantagem competitiva. Estas são as razões por que a teoria MRP domina a maioria dos processos de fabricação no mundo. Mesmo pequenas oficinas dirigidas por artesãos e empreendedores iletrados operar MRP sem saber. É a única forma razoável de fabricação em um mundo imperfeito .
MRP Elements
MRP I assume capacidade infinita . MRP II inclui planejamento de capacidade. Material Requirements Planning é apenas preocupado com a quantidade de cada tipo de matéria-prima entrar em cada produto acabado. É fonte principal é a lista de materiais . O BOM dá um fluxo de suprimentos e sub-conjuntos : o produto A é composta de Parte D, parte E e Parte F; Parte D une montagem K , L e M; montagem M precisa de quatro X , Y sete e um Z , e assim por diante . O BOM mapeia a linha de montagem. MRP traça a montagem de um item de componentes para bens vendáveis .