Um problema comum em matemática e estatística é determinar se um determinado conjunto de dados tem uma dependência em outro, como uma função polinomial . No MATLAB , isto é conseguido com a função " polyfit " . MATLAB sempre armazena dados como matrizes, por isso, neste tipo de análises dois vetores serão inseridos em um programa de polyfit . Polyfit função do MATLAB , em seguida, utiliza a abordagem dos mínimos quadrados para retornar os coeficientes do polinômio equipada. Instruções
1
Coloque-se MATLAB, em seguida, clique em " Arquivo", " Abrir ", e navegue até a pasta em seu computador que contém os dados que você deseja analisar. Quando você encontrá-lo , dê um duplo clique no arquivo . Como alternativa, clique duas vezes no nome do arquivo a partir do painel "Diretório atual " no MATLAB, se este é aberto e seus dados estão lá.
2
Digite a seguinte fórmula básica para a função polyfit em MATLAB :
c = polyfit (x , y, d )
Substituir " x" e "y" com os nomes dos vetores relevantes , com "y " é o vetor que você está testando , para ver se ele depende Substitua "d" com o grau do polinômio que quiser " x ". - uma vez que você quiser um polynomical cúbico , digite o número "3" aqui
3
Executar a função. A saída vai definir "c" para o coeficiente de um polinômio cúbico que melhor se adapta os seus dados , de acordo com a definição de mínimos quadrados de " ajuste ".
4 Criar uma tabela para exibir os dados . Primeiro executar a função seguinte , depois de substituir "x" com o mesmo vetor usado no passo dois para respresent "x" :
f = polyval (p, x);
Em seguida, execute o a seguir para obter a tabela , mais uma vez , substituindo " x" e "y" com seus equivalentes de nome variável :
table = [ XYF yf ]