Você vai ter problemas mover um modelo de Maya da Autodesk 3ds Max para (anteriormente 3D Studio Max ), se você está tentando fazê-lo com o formato de arquivo padrão do Maya. Enquanto os dois programas são ambos produzidos pela Autodesk, eles não são projetados para ser imediatamente compatível. Há, no entanto , dois métodos que você pode usar para enviar um modelo de um para o outro . Maya e Max formatos de arquivo nativos
Enquanto ambos são programas da Autodesk , Maya e 3ds Max utilizar dois formatos distintos. Maya usa o formato . " Mb" , enquanto o 3ds Max usa o formato " .3 ds" . Ambos os formatos são binários , significando que eles contêm dados que consistem em uma série de zeros e uns . No entanto, os programas usam diferentes convenções de nomenclatura e têm características diferentes , e isso leva a compatibilidade questões. Um arquivo que você salvar no Maya é composto por dados específicos desse programa , tornando-se incompatível com o 3ds Max, e vice- versa.
Problemas de conversão
Este problema de conversão ocorre especificamente porque as cenas em 3D são compostas de vértices , mapas UV, texturas , câmeras e luzes e os dois programas lidar com esses elementos de diferentes maneiras. Além disso, Maya suporta tipos de objetos que Max não , e vice- versa. Devido a isso, não há simplesmente nenhuma maneira para os dois programas para interpretar um arquivos uns dos outros. Para combater este problema, a Autodesk tem suporte embutido para vários outros formatos de arquivo e os modos de exportação. Com estes modos , você pode mover os modelos de Maya para 3ds Max .
O formato FBX
O formato FBX , de propriedade da Autodesk, é compatível com a maioria produtos Autodesk . Ele suporta modelos feitos em qualquer Maya ou 3ds Max, bem como as propriedades avançadas de cena, como câmeras e luzes . Você pode usar o formato FBX como uma ponte efetiva entre os dois programas. Antes que você pode salvar um arquivo neste formato, você deve instalar o apropriado FBX plug-in. Uma vez instalado, você pode iniciar o plug -in em uma janela separada a partir do menu "Iniciar" .
Exportar como . OBJ
Outra forma que você pode enviar um modelo de Maya para Max é exportá-lo como um arquivo de OBJ a partir do menu "Export" de Maya . O formato obj . É um padrão da indústria que pode converter os dados geométricos Maya específicas do seu modelo em uma versão genérica que o 3ds Max pode entender. Uma vez que você exportar o seu modelo de Maya e abri-lo no 3ds Max , você pode salvá-lo como um arquivo .3 ds . Note-se que os arquivos OBJ não oferecem suporte para a animação .