Os professores podem usar vários tipos de software ao produzir exercícios e jogos para a prática de habilidades para estudantes, dependendo do assunto e do resultado desejado. Estes incluem:
*
Sistemas de gerenciamento de aprendizagem (LMS): Plataformas como Moodle, Canvas, Blackboard e Google Classroom permitem que os professores criem e entreguem tarefas, testes e até incorporem elementos interativos. Embora não sejam apenas o software de criação de jogos, eles geralmente se integram a outras ferramentas ou permitem a criação de jogos simples e exercícios interativos.
*
Ferramentas de autor: Eles são projetados especificamente para criar experiências de aprendizado interativas, incluindo jogos e simulações. Exemplos incluem enredo articulado, Adobe Captivate, Lecora e H5p. Eles oferecem recursos mais avançados para criar conteúdo envolvente e visualmente atraente do que um LMS simples.
* Motores do jogo
: Para jogos e simulações mais complexas, os professores podem usar motores de jogo como unidade ou motor irreal. Isso requer mais experiência técnica, mas permite experiências de aprendizado altamente interativas e imersivas. Isso é menos comum para exercícios de prática simples, mas adequado para projetos avançados.
*
software de apresentação com elementos interativos: O PowerPoint, os slides do Google ou o Prezi podem ser usados para criar apresentações interativas com testes incorporados, atividades de arrastar e soltar e outros exercícios simples. Eles são facilmente acessíveis, mas oferecem recursos menos sofisticados do que as ferramentas de criação.
*
software de planilha: As planilhas como o Excel ou o Google folhas podem ser usadas para criar planilhas simples, testes e até jogos básicos envolvendo cálculos ou análise de dados.
*
Software de criação de jogos educacionais: Também existem pacotes de software projetados especificamente para criar jogos educacionais, geralmente com interfaces mais simples do que os mecanismos de jogo de uso geral ou ferramentas de criação. Exemplos podem incluir software especializado para criar jogos de aprendizado de idiomas ou exercícios matemáticos.
O melhor tipo de software dependerá das habilidades técnicas do professor, da complexidade dos exercícios e dos jogos e dos objetivos específicos de aprendizado.