Um catálogo da biblioteca é um índice de todas as informações de uma biblioteca tem em seu acervo . Catálogos cartão de biblioteca foram os preferidos significa bibliotecas usadas para disponibilizar essas informações ao público por gerações. Como os computadores tornaram-se mais e mais popular , as bibliotecas têm mudado a partir do método catálogo de cartões de indexação de suas coleções , biblioteca para sistemas de check-out automático de computador mais modernos. História
Bibliotecas foram originalmente organizados em ordem alfabética por listas manuscritas ou fólio . Este método evoluiu lentamente para o sistema de catálogo. No ano 800, o primeiro catálogo de livros organizados por gênero foi criado. Não foi até o final dos anos 1500 que o primeiro catálogo dicionário - um catálogo em que autor , título, assunto , série, ect. são todos interfiled e organizados em ordem alfabética - foi impresso . O catálogo dicionário definir as bases para sistemas de catalogação atuais. Os catálogos primeiro cartão não apareceu até o século 19 . Quando a tecnologia de computador pegou na década de 1970 e 1980 , as bibliotecas começaram a automatizar seus catálogos de cartões . Automação permitiu bibliotecas para fazer sua coleção facilmente avaliável para clientes no computador e online através de catálogos de acesso público on-line ( OPACs ) . OPAC são mais fáceis de usar e mais eficiente do que catálogos de cartão e estão disponíveis tanto no local e on-line , permitindo que os clientes 24 horas, acesso à 7 dias por semana, às explorações de uma biblioteca .
Significado < br >
OPAC têm melhorado significativamente a usabilidade de catálogos no ambiente da biblioteca . Na década de 1960 , a criação e adoção de Machine- Readable Cataloging ( MARC ) , um uniforme bibliotecários linguagem de computador usado para catalogar os registros da biblioteca , ajudou a estabelecer as bases para a padronização dos catálogos de bibliotecas em os EUA e no exterior.
Função
catálogos automatizados em bibliotecas têm muitas funções . Em primeiro lugar, eles fornecem um local central para armazenar e exibir coleções completas de uma biblioteca . Em segundo lugar, eles são padronizados e fazendo com que a maioria das bibliotecas em os EUA catalogar seus itens pelos mesmos padrões user-friendly. Se um patrono sabe como usar o catálogo de uma biblioteca , ele tem o conjunto de habilidades para usar qualquer catálogo da biblioteca em os EUA , mesmo que eles não são exatamente a mesma coisa. Em terceiro lugar, eles fornecem palavra-chave e assuntos pesquisa , permitindo um patrono para procurar um livro , mesmo que ela não tem certeza do título ou autor .
Tipos
são tantos tipos de sistemas de check-out da biblioteca como existem bibliotecas. O tipo de sistema automatizado de uma biblioteca escolhe para sua coleção vai depender do tamanho da coleção de uma biblioteca , os tipos de materiais que eles têm em sua coleção, o tamanho de sua base de usuários, estatísticas de circulação e as características que são importantes para a biblioteca única ambiente do sistema de check-out será usado dentro Alguns sistemas permitem apenas o acesso bibliotecário, enquanto outros sistemas permitem aos espectadores para conferir próprios livros .
Benefícios
enquanto automatizado sistemas de bibliotecas são comuns em bibliotecas de hoje , nem todos tem uma biblioteca . Há muitas verbas federais disponíveis para ajudar bibliotecas atualizar seus catálogos de cartões para sistemas de bibliotecas automatizadas. Sistemas de check-out automatizadas beneficiar a todos. Eles fazem o trabalho de um bibliotecário sobre a circulação e coleta de estatísticas muito mais fácil. Eles também torná-lo mais fácil para os clientes a encontrar o material que eles estão olhando para si mesmos, tornando-os mais auto-suficiente.