Um derivado nos conta a inclinação de uma curva em um ponto ; uma função quadrática , por exemplo, tem constantemente inclinação mudando porque é curvo, e um derivado pode dizer nos quais a inclinação é em um determinado ponto . Além disso , por vezes, o próprio derivado é curvo , no caso em que há um derivado de segunda ordem . Você pode economizar tempo usando um computador para derivativos de ordem superior. A maioria dos sistemas de álgebra computacional ( CAS ) pode calcular derivados , mas nem todos podem calcular automaticamente derivadas de segunda ordem . Felizmente, existem maneiras de contornar esta fraqueza. Instruções
1
Use o CAS para encontrar a derivada de primeira ordem . Em alguns CAS , há uma janela de diálogo especial para tomar o derivado ; encontrar o derivado digitando " derivado (função) " ou " derivado de (função) " sem as aspas. Muitos CAS recurso de auto -completar baseado na web : isso significa que quando você começa a digitar "derivado ", o formulário será preenchido automaticamente com o comando correto para encontrar derivados
2
Use um processador de texto ou . papel e lápis para escrever o derivativo. Lembre-se que encontrar derivadas de segunda ordem é uma questão de tratar a derivada como uma função em seu próprio direito, de modo que você terá que re - escrever a derivada como uma nova função.
3
Digite o derivado -as- função na CAS , tal como fez a função original . Lembre-se que as convenções de notação variar de CAS para CAS. x ^ 3 +9 pode avaliar a x ^ 3 + 9 ou x ^ 12 , dependendo do software. Use parênteses para evitar problemas como este , por exemplo, (x ^ 3) + 9.
4
Confira a derivada de segunda ordem por quaisquer erros óbvios. Alguns CAS irá mostrar os passos utilizados para resolver o problema, para que você possa avaliar a derivada em uma leitura superficial das etapas. Tenha em mente que CAS não costumam usar a regra de energia, de modo que os passos utilizados pelo computador, não pode ser o que você espera.