O software usado para compactar e descomprimir dados de áudio e vídeo se enquadra em duas categorias principais:
1.
software de codec (codecs): Estes são os componentes principais que executam a compressão e a descompressão. Eles são frequentemente implementados como bibliotecas integradas a outros aplicativos de software (como editores de vídeo, players de mídia etc.). Exemplos de famílias de codec incluem:
*
H.264 (AVC): Um codec de vídeo amplamente usado conhecido por seu equilíbrio de eficiência e qualidade da compressão.
*
H.265 (HEVC): Um codec de vídeo mais recente oferece melhor compactação que o H.264, mas exigindo mais poder de processamento.
*
vp9: Um codec de vídeo de código aberto desenvolvido pelo Google.
*
av1: Um codec de vídeo sem royalties desenvolvido em colaboração por várias empresas.
*
aac (codificação avançada de áudio): Um codec de áudio comum usado em muitos formatos de áudio digital.
*
mp3: Um codec de áudio mais antigo, amplamente compatível, mas menos eficiente.
*
Opus: Um codec de áudio moderno e versátil adequado para várias aplicações.
2.
Formato de contêiner Software/aplicativos: Esses não são os próprios codecs, mas o software que * usa * codecs para empacotar dados de áudio e vídeo compactados junto com metadados (como legendas, marcadores de capítulos etc.) em um arquivo. Exemplos de formatos de contêiner e software associado incluem:
*
mp4 (usando codecs como H.264, AAC): Suportado por praticamente todos os players de mídia.
*
mkv (Matroska): Um recipiente flexível que suporta uma ampla gama de codecs. Freqüentemente usado para vídeo de alta qualidade.
*
avi: Um formato de contêiner mais antigo.
*
mov: Formato de contêiner da Apple.
*
software como o Handbrake: Este é um exemplo de um aplicativo que * usa * codecs para codificar e decodificar arquivos de vídeo, permitindo que você converta entre diferentes formatos de contêiner e codecs. Não é um codec, mas uma ferramenta que os aproveita. Muitos outros programas de edição e conversão de vídeo se enquadram nessa categoria.
Em resumo, os codecs fazem a compressão/descompressão real, enquanto o software de formato de contêiner organiza e gerencia os dados compactados, juntamente com outras informações relevantes em um arquivo. Muitas vezes, você precisa trabalhar juntos para o processamento completo de áudio/vídeo.