Muitos dispositivos produzem dados de saída na forma de vídeo. Aqui estão alguns exemplos, categorizados para clareza:
Dispositivos de exibição: Estes são os mais comuns e apresentam diretamente a saída de vídeo:
*
monitores (LCD, LED, OLED, CRT): Os dispositivos de saída de vídeo mais onipresentes, encontrados em computadores, laptops e TVs.
*
televisores (LCD, LED, OLED, Plasma, QLED, Microled): Tamanhos de tela maiores projetados principalmente para entretenimento em vídeo.
*
projetores (LCD, DLP, LCOS): Imagens do projeto em uma superfície maior, úteis para apresentações e teatros de casa.
*
Displays montados na cabeça (HMDS) (fones de ouvido VR/AR): Exiba o vídeo diretamente para os olhos do usuário, criando experiências imersivas.
Dispositivos de gravação e transmissão: Estes capturam ou transmitem sinais de vídeo:
*
câmeras de vídeo (CCTV, câmeras de segurança, webcams, filmadoras profissionais): Capture vídeo e geralmente o produz para um monitor ou dispositivo de gravação.
*
Dispositivos de streaming (por exemplo, Roku, Chromecast, Apple TV): Receba dados de vídeo e produza -os para uma TV.
*
transmissores de transmissão (estações de TV, sistemas de satélite): Transmitir sinais de vídeo sobre o ar ou via satélite.
Outros dispositivos: *
Consoles de videogame (PlayStation, Xbox, Nintendo Switch): Vídeo de saída para TVs ou monitores.
*
Players de mídia (jogadores de Blu-ray, DVD Players): Jogue arquivos de vídeo e saída para TVs ou monitores.
*
Caixas de configuração (caixas de cabo, receptores de satélite): Receba e decodifique sinais de vídeo de provedores e saída para TVs.
*
smartphones e tablets: Embora usados principalmente para outros fins, eles também possuem recursos de saída de vídeo através de suas telas ou por conexão com exibições externas.
Esta lista não é exaustiva, mas abrange muitos dos dispositivos mais prevalentes usados para saída de vídeo. O tipo específico de saída de vídeo (resolução, taxa de atualização, profundidade de cor) varia muito, dependendo do dispositivo.