O software multimídia, por definição, lida com a criação, manipulação e reprodução de vários tipos de mídia. Portanto, o software que * não * inclui recursos multimídia excluiria recursos relacionados a:
*
áudio: Gravação, edição, mixagem, masterização e reprodução de arquivos de áudio (como WAV, MP3, etc.). Isso excluiria editores de áudio, DAWs (Digital Audio Workstations) e simples players de mídia sem suporte de áudio.
*
Vídeo: Gravação, edição, codificação, decodificação e reprodução de arquivos de vídeo (como MP4, MOV, AVI, etc.). Isso exclui editores de vídeo, conversores de vídeo e players de mídia sem recursos de vídeo.
*
Imagens: Visualizar, editar, manipular e criar imagens (como JPEG, PNG, GIF, etc.). Isso exclui editores de imagens, espectadores de fotos e software de design de gráficos.
*
Animação: Criando e editando conteúdo animado (2D ou 3D). Isso excluiria o software de animação, baseado em vetores e baseado em varredura.
*
Modelagem 3D: Criando e manipulando modelos e cenas tridimensionais. Isso exclui o software de modelagem e animação 3D.
*
Elementos interativos: Incorporando a interação e os controles do usuário em projetos multimídia. Esta é uma característica de muitas ferramentas de criação de multimídia.
Essencialmente, qualquer coisa que lida apenas com um único tipo de mídia (por exemplo, um editor de texto puramente, uma calculadora simples) ou não envolva manipulação ou criação de arquivos de mídia seria excluída. Software de planilha, programas de banco de dados e muitos ambientes de programação (sem bibliotecas multimídia específicas) são exemplos.