Não existe um único formato de arquivo de vídeo que seja universalmente o menor para um filme. O tamanho do arquivo depende muito desses fatores:
*
Compressão: O codec (algoritmo de compactação) usado é o maior fator. Diferentes codecs compactam dados de vídeo com graus variados de eficiência. O HEVC (H.265) e o VP9 geralmente são mais eficientes do que os codecs mais antigos como o AVC (H.264), o que significa que eles produzem arquivos menores para a mesma qualidade. No entanto, mesmo dentro de um codec, as configurações de codificação (taxa de bits, resolução) afetam bastante o tamanho do arquivo.
*
Resolução: Resoluções mais altas (por exemplo, 4K) resultam em arquivos muito maiores do que resoluções mais baixas (por exemplo, 720p ou mesmo 480p).
*
Taxa de bits: Isso determina a quantidade de dados usados por segundo de vídeo. Taxas de bits mais baixas significam arquivos menores, mas também de qualidade inferior.
*
Taxa de quadros: Taxas de quadros mais altas (por exemplo, 60fps) geralmente resultam em arquivos maiores do que as taxas mais baixas de quadros (por exemplo, 24fps).
*
Compressão de áudio: O codec e a taxa de bits de áudio também contribuem para o tamanho geral do arquivo.
em suma: Embora um arquivo usando HEVC ou VP9 * possa * ser menor que um usando o AVC para a mesma qualidade visual, um vídeo de baixa resolução e baixo bitrato codificado com um codec eficiente sempre será menor que um vídeo de alta resolução e alto bitrato codificado com um codec menos eficiente, independentemente do formato de contêiner (MP4, MKV, etc.). O formato do contêiner em si tem um impacto relativamente menor no tamanho geral do arquivo. O MP4 é muito comum e geralmente eficiente.
Portanto, você não pode escolher um formato e garantir que será o menor. A chave é a
codificação de configurações usado durante o processo de criação de vídeo.