Multipass codificação é um sistema para converter um formato de vídeo para outro . É também conhecido como 2-pass encoding porque o programa que codifica o vídeo processa o ficheiro de origem , duas vezes . Função
A primeira passagem em uma conversão multipass analisa os quadros em um vídeo para avaliar a complexidade do seu conteúdo. Por exemplo, um quadro mostrando de uma cor só precisa de pouca clareza para que o programa de conversão reduz a taxa de bits gasto nesses quadros a uma maior taxa de bits disponíveis para codificar quadros mais complicados. Isso dá uma maior clareza para o vídeo em geral como os recursos estão focados em certos quadros. Durante a primeira fase , o programa escreve notas para um arquivo de log. Estes informar a fase de codificação , que é a segunda passagem da conversão.
Características
Multipass codificação está intimamente associado com a codificação bitrate variável ( VBR) . VBR é a estratégia de armazenar quadros de vídeo em um arquivo em diferentes quantidades de bits. A alternativa para VBR é constante codificação bitrate ( CBR ), que utiliza o mesmo número de bits para cada quadro . O CBR não exigem codificação multipass .
Implementação
DivX versões 4 e 5 opções de codificação multipass oferta . O XviD, Gordian Knot , AutoGK e sistemas de codificação SUPER também tem uma opção de passagem múltipla . Não há um padrão aberto específico definindo o protocolo .