Substituição de página é uma técnica de gerenciamento de memória que substitui páginas de memória da RAM para dar lugar a novas páginas. Quando um processo precisa acessar uma página que não está na RAM, o sistema operacional seleciona uma página a ser substituída e grava seu conteúdo no disco. A página substituída é então removida da RAM e a nova página é carregada na RAM.
A substituição de páginas é necessária porque a memória física é um recurso finito e não pode conter todas as páginas que um processo pode precisar acessar de uma só vez. Portanto, o sistema operacional deve decidir quais páginas manter na RAM e quais substituir quando novas páginas forem necessárias.
O objetivo da substituição de páginas é minimizar o número de falhas de páginas, que ocorrem quando um processo acessa uma página que não está na RAM. Falhas de página podem retardar um processo porque o sistema operacional precisa de algum tempo para ler a página do disco antes que ela possa ser acessada.
Existem vários algoritmos diferentes de substituição de páginas, cada um com suas próprias vantagens e desvantagens. Alguns dos algoritmos de substituição de página mais comuns incluem:
*
Primeiro a entrar, primeiro a sair (FIFO) :Este algoritmo substitui a página mais antiga na RAM quando uma nova página é necessária.
*
Menos usado recentemente (LRU) :Este algoritmo substitui a página que não foi usada há mais tempo quando uma nova página é necessária.
*
Substituição ideal de página :Este algoritmo sempre substitui a página que não será usada por um longo período de tempo no futuro.
O algoritmo ideal de substituição de página não é prático de implementar porque requer conhecimento do futuro. No entanto, o algoritmo LRU é uma boa aproximação do algoritmo ideal e é amplamente utilizado em sistemas operacionais.