Editoração eletrônica (DTP) e processamento de texto são os dois tipos de aplicações de software. Embora haja alguma sobreposição entre eles , eles são projetados para tarefas distintas . Processamento de Texto
processador de texto centra-se na entrada de texto, permitindo que os usuários inserir e editar texto . Algumas ferramentas de formatação de texto são geralmente incluídas para que o estilo ea cor da fonte pode ser modificado. Processadores de texto mais avançados incluem recursos como o suporte de imagem e de mesa, bem como ferramentas para a criação de cabeçalhos e rodapés. Ferramentas de processamento de texto são normalmente utilizados para a produção de cartas , documentos comerciais e ensaios.
Desktop Publishing
Um aplicativo de editoração eletrônica inclui alguns elementos de processamento de texto , mas tem uma maior amplitude de ferramentas de layout e suporte melhorado para fotos e outros elementos gráficos . Pacotes DTP tem uma vasta selecção de opções de importação e de saída para várias formas de conteúdo, são mais capazes de combinar texto e gráficos em um único documento e são normalmente utilizados para a produção de brochuras, revistas e jornais.
Sobreposição
Como processadores de texto se tornaram mais poderosos, a distinção entre eles e os programas de editoração eletrônica tornou-se menos clara. Os processadores de texto mais avançado no mercado são capazes de produzir boletins informativos básicos e cartazes (adequado para uso doméstico e ocasional ) , embora para profissionais e indústria uso ( revistas e jornais) um aplicativo DTP é sempre empregado.