A extensão do arquivo SPDF denota arquivos PDF selado. PDF significa Portable Document Format . É um formato de arquivo criado pela Adobe Systems , mas agora publicado pela International Standards Organization como um padrão aberto . Um padrão aberto está disponível gratuitamente para qualquer um usar . O formato SPDF não foi desenvolvido pela Adobe e não é um padrão aberto . Ele é agora propriedade da Oracle, que desenvolveu produtos para fornecer um sistema de segurança para arquivos PDF , bem como outros formatos de arquivo. Finalidade
arquivos SPDF são o produto de um campo chamado Digital Rights Management , ou DRM. DRM especialistas se esforçam para criar sistemas que garantam o conteúdo digital não pode ser copiado. Todo o conteúdo distribuído como arquivos de computador - música, vídeo, texto - é vulnerável a violação de direitos autorais , porque é fácil para qualquer um de copiar um arquivo e dá-lo a um amigo ou vendê-lo. Esse compartilhamento de arquivos faz com que a aquisição de cópias ilegais de arquivos comum, e os criadores de obras que foram copiados receber nenhum pagamento para essas cópias distribuídas ilegalmente. SPDFs têm a intenção de ajudar a proteger os direitos autorais da palavra escrita.
Método
Um elemento-chave do sistema de arquivos selados é o Unsealer , que permite que a pessoa que recebe um arquivo SPDF ou outro tipo de arquivo selado para descompactá-lo de seu estado selado. O arquivo PDF sem lacre é um PDF que deve ser aberto com o Adobe Acrobat Reader . O emissor do arquivo SPDF também emite o receptor uma senha que permite unsealing o documento . A senha pode expirar, e cada acesso ao arquivo é controlada , impedindo a distribuição de cópias múltiplas . O processo de desselar inclui uma verificação de volta para o banco de dados do emissor para assegurar que a senha ainda é válido . Isso permite que o emissor de revogar direitos de acesso ao documento.
Propriedade
O sistema de arquivos selados foi criado por uma empresa chamada SealedMedia . Em 2006 SealedMedia foi comprada por uma empresa chamada Stellant . Três meses depois, Stellant por sua vez foi comprada pela Oracle. O formato SPDF eo Unsealer são agora propriedade da Oracle.
Desenvolvimento
a Oracle desenvolveu o sistema de arquivo fechado para criar uma categoria de produtos de gerenciamento de direitos de informação que, em julho 2011, a companhia rebatizou " WebCenter Content : Direitos . " O conjunto inclui produtos de gerenciamento de identidades que lidam com os nomes de usuário e senhas para os receptores de SPDFs e outros formatos de arquivos fechados e produtos de gerenciamento de conteúdo que permitem o acesso a páginas Web através SPDFs . Bem como a colocação de blocos de distribuição de documentos , SPDFs e outros arquivos selados podem ser feitas para expiram após um determinado período de tempo . O formato SPDF pode ser usado para a venda digital de livros e à protecção de dados sensíveis , garantindo que aqueles que não têm permissão para ver um documento não pode ter acesso .