Uma conexão de dados é um caminho que permite que um programa, aplicativo ou usuário acesse e recupere dados de uma fonte de dados. Esta fonte de dados pode ser muitas coisas, incluindo:
* bancos de dados
: Bancos de dados relacionais (como MySQL, PostgreSQL, Oracle), Banco de dados NoSQL (como MongoDB, Cassandra) ou bancos de dados baseados em nuvem (como AWS DynamoDB, Google Cloud Firestore). Este é o tipo mais comum de conexão de dados.
*
planilhas: Arquivos como Excel (.xlsx), folhas do Google ou LibreOffice Calc.
*
Arquivos de texto: Arquivos de texto simples (.txt, .csv) ou outros arquivos delimitados.
*
APIs (interfaces de programação de aplicativos): Isso permite que os programas interajam com os serviços da Web e outros aplicativos para recuperar dados. Por exemplo, conectar -se a uma API de mídia social para obter dados do usuário ou se conectar a uma API meteorológica para obter condições atuais.
*
armazenamento em nuvem: Serviços como AWS S3, Azure Blob Storage ou Google Cloud Storage.
*
Outras aplicações: Conectando a outro aplicativo de software para acessar seus dados, como um sistema CRM ou ERP.
A conexão em si envolve detalhes específicos como:
*
String de conexão: Uma sequência de caracteres que contêm todas as informações necessárias para estabelecer uma conexão (por exemplo, endereço do servidor, nome do banco de dados, nome de usuário, senha).
*
drivers/odbc: Software que atua como um intermediário entre o aplicativo e a fonte de dados, permitindo a comunicação e a transferência de dados. ODBC (conectividade de banco de dados aberta) é um padrão comum para isso.
* Protocolos
: O conjunto de regras que regem como os dados são transmitidos (por exemplo, TCP/IP, HTTP).
*
Autenticação: Métodos usados para verificar a identidade do usuário ou aplicativo tentando acessar os dados (por exemplo, nome de usuário/senha, chaves da API).
Em essência, uma conexão de dados é a ponte que permite mover dados de sua fonte para onde é necessário para análise, processamento ou exibição. As especificidades da conexão dependem do tipo de fonte de dados e do aplicativo usando -o.