Não há uma única ferramenta de software projetada universalmente para * apenas * trabalhar com dados em um formato de grade ou tabela para programação. A melhor ferramenta depende fortemente do contexto:que tipo de dados, o que você deseja fazer com ela e qual linguagem de programação você está usando.
No entanto, várias categorias de ferramentas são frequentemente usadas para esse fim:
*
planilhas (por exemplo, Microsoft Excel, Google Sheets, LibreOffice Calc): Embora não estritamente "programem" as ferramentas no sentido tradicional, as planilhas fornecem uma interface amigável para manipular dados tabulares. Eles também oferecem recursos de script (como o Script VBA no Excel ou Apps nas folhas do Google) que permitem processamento de dados mais complexo.
*
Sistemas de gerenciamento de banco de dados (DBMS) (por exemplo, MySQL, PostgreSQL, SQL Server, Oracle): Eles são projetados para armazenar e gerenciar grandes quantidades de dados estruturados em tabelas. Eles fornecem linguagens de consulta poderosas (como o SQL) para recuperar, manipular e analisar os dados. As linguagens de programação podem interagir com o DBMSS para acessar e processar os dados.
*
software de análise de dados (por exemplo, r, python com pandas/numpy, matlab): Essas ferramentas oferecem bibliotecas e funções extensas especificamente para trabalhar com dados tabulares. Eles permitem análise estatística, limpeza de dados, visualização e manipulação de dados mais complexos do que planilhas. Eles geralmente são usados em um contexto de programação.
*
Controles de grade de dados (dentro de aplicativos maiores): Muitas estruturas da GUI (como WPF, WinForms, Java Swing/FX, QT) incluem controles de grade de dados. São componentes visuais que exibem dados tabulares dentro de um aplicativo maior, permitindo que os usuários interajam e manipule os dados através da lógica do aplicativo.
*
Ferramentas de disputa de dados especializadas (por exemplo, preparação para quadro, consulta de energia): Essas ferramentas se concentram na limpeza, transformação e preparação de dados tabulares para análise ou visualização. Eles geralmente fornecem uma interface visual e de arrastar e soltar, mas também podem envolver alguns scripts ou programação.
Em suma, a ferramenta "melhor" depende inteiramente de suas necessidades e contextos específicos. Se você puder fornecer mais detalhes sobre o seu caso de uso, posso dar uma recomendação mais específica.