O comando DB2 RUNSTATS atualiza as estatísticas do catálogo usadas pelo otimizador de banco de dados. O otimizador determina o caminho que sua consulta vai demorar para retornar os resultados o mais rápido. Como tabelas crescer, RUNSTATS se torna muito demorado , pois tem para processar os dados e referência cruzada com os índices nessa tabela. O desempenho da consulta vai começar a degradar se as estatísticas do catálogo não são mantidos atualizados . Quando Executar RUNSTATS
Executar RUNSTATS após dados terem sido carregados em uma tabela se as estatísticas não são recolhidos sobre a carga . Também é uma boa idéia para executar RUNSTATS depois de um novo índice é criado , depois de executar REORG , após o tamanho da pré-busca foi alterado e após a execução do " Redistribuir grupo de partição de banco de dados" utilidade. RUNSTATS também devem ser analisados após inserções extensas, atualizações ou exclusões foram realizados em uma mesa.
Reduzir Impacto Desempenho
Evite executar RUNSTATS em tabelas que não precisam lo . Ao executar em uma mesa de alto volume, identificar apenas as colunas usadas em predicados SQL como aqueles de recolher estatísticas sobre . Agendando o comando para executar em horários de baixo volume também é importante. Estrangulamento também pode ser usado para limitar a quantidade de recursos consumidos pelas atividades de banco de dados .
Como Limitação Obras
A instância de banco de dados está configurado para usar acelerador , definindo uTIL_IMPACT_LIM para um valor de zero a 100 . Cem é o padrão e significa que nenhum estrangulamento está sendo realizada. O número representa o percentual da carga de trabalho deve ser atribuído a um comando utilitário como RUNSTATS . Por exemplo, se util_impact_lim está definido para 20 , RUNSTATS iria consumir 20 por cento da carga de trabalho e ainda permite que os usuários acessem o banco de dados.
Automática Coleta de Estatísticas
Set AUTO_MAINT para ON, definir auto_tbl_maint para ON e definir auto_runstats em ON para ativar a coleta de estatísticas automática. Este recurso é novo no DB2 UDB 8.2. Esse recurso executa automaticamente RUNSTATS em segundo plano , se necessário. Recomenda-se a ter de estrangulamento ligado ao usar coleta de estatísticas automática .