? Manipuladores de exceção PL /SQL são blocos de código de programa PL /SQL que contam um programa o que fazer quando um erro , também conhecido como uma exceção, ocorre durante a sua execução. Sem um manipulador de exceção , os programas iria parar e exigir a intervenção do usuário ou criar outras mensagens de erro não relacionados que reduzem a confiabilidade ea legibilidade do programa. Definição de Exceção
Uma exceção é um erro de PL /SQL ou aviso que interrompe o fluxo de um programa ou um pedaço de código. Exceções podem ocorrer quando um pedaço de código encontra erros de lógica em aritmética , como na divisão por zero, ou por meio de codificação de instruções , como em estouros de pilha .
Tipos de exceções PL /SQL
< br >
Existem dois tipos de exceções em PL /SQL : exceções internas e definidas pelo usuário. Exceções internas, que são divididos em nomeados e não nomeados , são definidos e criados sem a intervenção do usuário pelo sistema de banco de dados. Exceções definidas pelo usuário devem ser explicitamente definidas por um programador.
Vantagens de Tratamento de Exceção
manipuladores de exceção são pedaços de código dentro de um programa PL /SQL que interceptar e manipular os problemas potenciais que podem ocorrer em tempo de execução . A vantagem em ter manuseamento excepção é que ele permite que um programa para processar um erro , sem ter um cheque programador quando uma interrupção ocorre . O tratamento de exceções também melhora a legibilidade e confiabilidade programa , permitindo que um programador para isolar partes problemáticas do código PL /SQL e solucioná-lo em conformidade. Sem manipulação de exceção, outros erros alheios pode ocorrer que a demanda mais pesquisa e tempo para corrigir .
Sintaxe de um manipulador de exceção
Um manipulador de exceção captura um erro interno usando SQLCODE para interceptar o erro número ou tipo e SQLERRM para exibir a mensagem de erro. Os programadores declarar manipuladores de exceção em um bloco separado de código dentro de um programa que normalmente segue o seguinte formato:
DECLAREdeclare exceção aqui ; declarações BEGINprogram ou código que podem levantar exceção ; THENstatements EXCEPTIONWHEN exception1 para lidar com exception1 , quando THENstatements exception2 para lidar com exception2 ; QUANDO THENstatements exception3 para lidar com exception3 ; END;