? Ouvintes da Oracle e receber solicitações de acesso processo e consultas de um ou mais bancos de dados Oracle . Um banco de dados Oracle 9i configurado corretamente pode ser executado com um ouvinte de dados Oracle 10g , o que pode ser necessário depois de restaurar um banco de dados construído sobre uma versão mais antiga do Oracle a partir do arquivo , mas o servidor executa em Oracle 10g . Você também pode encontrar-se nesta situação , quando um banco de dados Oracle 9i e 10g devem compartilhar um único 10g ouvinte Oracle. A Oracle Listener
Quando uma instância banco de dados Oracle é iniciado, ele encontra o ouvinte e registros do Oracle com ele, executando um padrão ouvinte. Vários ouvintes da Oracle podem ser executados simultaneamente a partir do mesmo arquivo Listener.ora , no entanto. Em "Arquitetura de banco de dados Oracle Expert ", Thomas Kyte explica que você precisa configurar um servidor de registro estático no arquivo de configuração Listener.ora . Instalando o banco de dados cria automaticamente um ouvinte do Oracle , se esse ouvinte pára, sessões existentes permanecem abertas até que sejam fechadas
Configuração
De acordo com "Personal Oracle Real Application Clusters " . por Edward Stoever , a chave para a gestão de um banco de dados versão 9i - após a instalação dos serviços de Pronto 10g Cluster - está usando a versão Oracle 9i de srvctl , sqlplus e outros serviços para controlar as instâncias de banco de dados Oracle 9i . A alteração das variáveis ambientais com um script racenv permite fazer referência a versão do banco de dados correto. Para registrar o banco de dados Oracle 9i com o ouvinte 10g , você deve iniciar a versão 9i do srvctl antes de usar a versão do Oracle 10g de ouvinte estado lsnrctl para verificar o serviço. Ao editar o arquivo tnsnames.ora no cliente Oracle 9i , o nome do host irá referenciar o cliente Oracle 9i Oracle versão .
Recomendações
Se você planeja de usar banco de dados Oracle 9i com o software de controle do Oracle 10g para várias sessões , você deve substituir o arquivo Libcmdll.so com a versão Oracle 9i . Stoever diz fazer login como root e substituir esse arquivo em ambos os nós do Oracle , e depois usar a 10g srvctl Oracle para deter nodeapps em cada nó. Depois de ambos os nodeapps parar , você pode reiniciá-los .
Processo de atualização
Além do processo padrão de parar o serviço gsd e instalar a nova versão do Oracle , mais passos são necessários para atualizar um banco de dados Oracle 9i para 10g versão . Você deve parar todos os bancos de dados Oracle ligados ao ouvinte do Oracle 10g antes de alterar as variáveis de ambiente do Oracle do banco de dados Oracle 9i para as necessárias para 10g . O Database Upgrade Assistant irá permitir que você atualize o banco de dados para a versão 10g .