Vamos ilustrar a codificação, armazenamento e recuperação de memória com exemplos, categorizando -os para clareza:
codificação (transformando informações sensoriais em um formulário que o cérebro pode armazenar): *
codificação visual: Lembrando o layout da sua casa. Você codifica as informações visuais de cada sala, seus móveis e sua posição em relação a outros quartos.
* Codificação acústica
: Lembrando uma letra de música. Você codifica o som das palavras e seu ritmo. É por isso que músicas cativantes ficam com facilidade.
*
codificação semântica: Lembrando o significado de uma palavra, como "onipresente". Você codifica a definição e suas implicações, em vez de apenas seu som ou aparência.
*
codificação elaborativa: Aprendendo sobre a Revolução Francesa, conectando suas causas, figuras -chave e consequências a coisas que você já conhece (por exemplo, lutas de poder semelhantes em outros eventos históricos). Esse processamento profundo aprimora a memória.
*
codificação mnemônica: Usando uma técnica de palácio de memória para lembrar uma lista de compras. Você mentalmente "coloca" cada item em um local familiar em sua casa, criando um caminho visual vívido.
armazenamento (mantendo informações codificadas ao longo do tempo): *
Memória sensorial: A breve e fugaz impressão de uma luz piscando ou um som repentino. Desaparece rapidamente, a menos que seja atendido.
*
Memória de curto prazo (STM) / Memória de trabalho: Lembrando um número de telefone por tempo suficiente para discar. Isso mantém informações brevemente, geralmente por cerca de 20 segundos, a menos que seja ativamente ensaiado. A memória de trabalho também manipula informações, como fazer matemática mental.
*
Memória de longo prazo (LTM): Recordando suas memórias de infância, como sua primeira festa de aniversário. A LTM tem uma vasta capacidade e pode armazenar informações por anos ou até uma vida inteira. Isso é ainda mais subdividido em:
*
Memória explícita (declarativa): Conscientemente lembrou memórias.
* Memória episódica
: Eventos pessoais (por exemplo, seu dia de formatura).
*
memória semântica: Conhecimento geral (por exemplo, a capital da França).
*
Memória implícita (nãoclarativa): Memórias inconscientes que influenciam o comportamento.
*
Memória processual: Habilidades motoras (por exemplo, andando de bicicleta).
*
priming: A exposição a um estímulo influencia as respostas posteriores (por exemplo, sendo mais rápido para identificar uma palavra se você a viu recentemente).
Recuperação (acessando informações armazenadas): *
Lembre -se: Respondendo a uma pergunta de ensaio em um exame de história. Você precisa recuperar as informações da memória sem pistas.
* Reconhecimento
: Identificando a resposta correta em um teste de múltipla escolha. Você reconhece as informações corretas entre as opções.
*
REENDIMENTO: Estudando pela segunda vez para um assunto aprendido anteriormente. Você pode aprender mais rapidamente na segunda vez, indicando que alguma memória permanece, mesmo que você não conscientemente se lembre.
*
Recuperação dependente do contexto: Lembrando de algo melhor no mesmo ambiente em que você o aprendeu (por exemplo, lembrando detalhes sobre um evento mais facilmente quando você está de volta ao local onde ocorreu).
*
Recuperação dependente do estado: Lembrando de algo melhor quando você está no mesmo estado emocional ou fisiológico que quando aprendeu (por exemplo, lembrando detalhes de um argumento mais facilmente se você estiver com raiva).
Esses exemplos ilustram a interconectividade da codificação, armazenamento e recuperação. A codificação eficaz leva a um melhor armazenamento, e a recuperação eficiente depende de quão bem as informações foram codificadas e armazenadas. As falhas em qualquer um desses estágios podem levar ao esquecimento.