? No início de 1990 , as opções para a transferência de dados entre computadores eram limitadas. A mídia portátil dominante da época eram os discos de 3,5 polegadas que pode conter 1,44 megabytes de dados . Unidades de fita removíveis e outros sistemas especiais poderia transferir consideravelmente mais informações, mas eles eram caros e relativamente raro entre os entusiastas de computador. Em 1994 , no entanto , a Iomega lançou um novo produto chamado a unidade de disco Zip , marketing -la como a próxima geração de mídia removível. Projeto
Funcionalmente , o disco Zip foi semelhante a um grande disquete. Ele continha um prato de mídia magnética em um reservatório de plástico rígido , com acesso por uma porta de metal deslizante. Originalmente, discos Zip pode armazenar cerca de 100 megabytes de dados e custam US $ 20, embora Iomega acabaria por libertar 250 e 750 versões de megabytes em uma tentativa de competir com outros tipos de mídia. A leitura e escrita tempos de drives Zip estavam em algum lugar entre uma unidade de disquete e disco rígido em velocidade, embora a velocidade de transferência de dados relativamente lento de cabos USB 1.1 limita a taxa com que as unidades externas poderia funcionar .
Problemas de hardware
Infelizmente, o projeto Zip drive era propenso a falhas de hardware . As cabeças de leitura de uma unidade Zip eram extremamente frágil e pode ficar desalinhado com o uso irregular ou falta de energia , tornando-os incapazes de ler ou escrever dados coerentes. Isso faria com que as cabeças para tirar frente e para trás dentro da unidade repetidamente , criando um som chamado " clique da morte" pelos usuários. Além disso, um disco Zip suficientemente danificado poderia danificar as cabeças de leitura em uma unidade de trabalho , criando uma reação em cadeia de falha de hardware e mídia em qualquer grupo onde os usuários de equipamentos compartilhados.
Declínio
no momento da introdução da unidade Zip , representou uma maneira econômica de fazer backup e transferir grandes quantidades de dados. O desenvolvimento ea ampla adoção de unidades de CD gravável , no entanto, rapidamente reduzida a quota de mercado para este tipo de hardware. CDs em branco poderia realizar cerca 750 megabytes de dados , custam menos de um dólar cada um, e não eram propensos ao mesmo tipo de falhas mecânicas que zip discos eram. O desenvolvimento de CDs regraváveis diminuiu ainda mais o apelo da unidade Zip e DVDs graváveis cimentou a dominação da mídia óptica do mercado de disco removível.
Hoje
Hoje , drives Zip e discos permanecer em uso, embora sejam consideravelmente mais raro do que no auge do formato . Novas gerações de discos são mais confiáveis do que os sistemas originais, mas as partes móveis envolvidas ainda deixam discos Zip mais propensas ao mau funcionamento de discos ópticos. Um lugar onde as unidades têm-se revelado útil é a transferência de dados entre diferentes gerações de computadores , tanto com máquinas modernas , capazes de ler e escrever para os discos removíveis mais velho e .